Inauguração de exposição de «Aparelhos de Música Mecânica»
A mostra estará patente ao público até ao final do mês de agosto na Casa da Cultura
6 de junho, 2022
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado de vereadores, inaugurou na passada sexta-feira, dia 3 de junho, na sala de exposições da Casa da Cultura, a exposição ‘Aparelhos de Música Mecânica’ de Joaquim Teixeira, natural do concelho de Sabrosa.
Dezenas de aparelhos antigos podem ser apreciados, desde caixas de música com cartão em papel do século XVIII, a grafonolas de rolo, de criança, de café e até de viagem.
Esta mostra é também uma oportunidade para os mais jovens conhecerem um importante período da História da Música, mais precisamente da segunda metade do século XIX até à década de vinte do século passado.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal mostrou o seu entusiasmo por ver o espólio de Joaquim Teixeira exposto na Casa da Cultura, mostra que o autarca considerou “muito rica e interessante”, lançando o desafio a toda a população, especialmente os mais novos, para visitar a exposição.
Foi nos anos 80, aquando de uma visita a uma feira em França, que Joaquim Teixeira, atualmente a residir em Mondim de Basto, descobriu o gosto pelas grafonolas. A partir daí tornou-se um colecionador e restaurador destas peças.
Na Casa da Cultura, onde marcaram também presença os seus familiares e amigos, Joaquim Teixeira falou do seu gosto pela música e, consequentemente, das motivações que o levaram a adquirir tantos aparelhos de música mecânica, uns que ainda funcionavam e outros que pôs a funcionar depois de os arranjar. Durante a inauguração da exposição, Joaquim Teixeira pôs a tocar várias das grafonolas expostas para surpresa de todos os presentes.
A mostra estará patente ao público até ao final do mês de agosto.