Conteúdo

TER ÁGUA EM CASA UM DIREITO - PAGAR A ÁGUA CONSUMIDA UM DEVER

Aviso aos munícipes

1 de junho, 2022
Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem feito, nos últimos anos, um investimento avultado na rede de abastecimento público de água, tendo igualmente ampliado o serviço de recolha e tratamento de águas residuais (saneamento), bem como a recolha de lixo.
TER ÁGUA EM CASA É UM DIREITO, MAS PAGAR A ÁGUA CONSUMIDA É TAMBÉM UM DEVER!

A Câmara Municipal vem, por isso, informar os consumidores/clientes da necessidade de regularizarem o valor da fatura mensal que recebem em casa.

A maioria dos cabeceirenses procede de uma forma responsável, seja no consumo moderado e esforço de poupança da água, seja no pagamento atempado da fatura correspondente.

Contudo, infelizmente, há alguns consumidores que não pagam a fatura no prazo estabelecido nem prestam atenção aos avisos que mensalmente recebem em casa, pelo que a Câmara Municipal, tendo sempre presente os princípios da justiça e igualdade, informa todos os consumidores que se encontrem em incumprimento de que vai lançar, a curto prazo, uma nova campanha de cortes de água, tal como aconteceu no ano de 2019.

O plano de cortes de água vai ocorrer de forma sistemática até à normalização da situação, criando, por força das circunstâncias, sérias dificuldades e aumento da despesa aos consumidores devedores atingidos pelo corte, designadamente:
 1. A religação impõe aos requerentes a adoção das regras atuais em vigor o que significa que, nos casos em que os contadores se encontrem instalados no interior de casas ou propriedades terão que ser recolocados no exterior e só depois será possível proceder à religação.
 2. Após o corte, o restabelecimento do fornecimento de água só ocorrerá até 24 horas após o pagamento integral da dívida, acrescida dos juros de mora, e da tarifa de restabelecimento.

A Câmara Municipal não pretende criar qualquer problema ou dificuldade às pessoas, mas vê-se obrigada, por imposição da própria Lei e dos reguladores, a implementar este plano de regularização.

EVITE INCÓMODOS E DESPESAS ADICIONAIS!
Scroll