Expodiabólica
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
11 de maio, 2022
"A Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto acolhe entre os meses de maio e setembro a ‘Expodiabólica’, curiosa e admirável exposição de diabos que o investigador vimaranense Fernando Capela Miguel idealizou em desenho e que veio a materializar em belíssimas peças de cerâmica concretizadas por renomados oleiros de Barcelos
O imaginário popular do Minho é retratado nesta ‘Expodiabólica’ que dá ‘voz’ à cultura popular e a crenças antigas envoltas em misticismo.
O Diabo, Satanás, Belzebu, Demo ou outra coisa que lhe queiramos chamar vai estar exposto na Casa do Tempo sob o ‘olhar’ vigilante do Nosso S. Miguel Arcanjo que habita o alto do Mosteiro Beneditino, ali ao lado, de lança em punho, como no passado longínquo. Aqui se irão encontrar de novo, mas as ‘lutas’ a travar são outras. Já não se trata só do Bem e do Mal mas da defesa pelos costumes, tradições e crenças populares que são também identidade e cultura de um povo e de uma região.
Recebemos o Diabo – nas suas mais diversas representações de génio do mal e espírito das trevas – de braços abertos porque quem vem por “bem” merece ser bem acolhido.
Dou os parabéns ao autor da exposição e aos artesãos envolvidos na criação de tão valiosas peças que nos regozijamos de apresentar em Cabeceiras de Basto".