Iberdrola testou comportas dos descarregadores da barragem de Daivões
Simultaneamente foi realizado novo teste ao sistema de aviso e alerta sonoro
25 de março, 2022
A Iberdrola, empresa responsável pela barragem de Daivões, realizou na tarde do passado dia 23 de março as provas previstas no último patamar do plano de primeiro enchimento da albufeira, teste este que contemplou a abertura individual de cada uma das quatro comportas dos descarregadores, conforme previsto no Plano de Emergência Interna da Albufeira de Daivões.
Simultaneamente, foi realizado novo teste ao sistema de aviso e alerta sonoro às populações na área de auto-salvamento inserida nas freguesias do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Cavez e Pedraça.
Tendo em conta o princípio da precaução, o primeiro teste das comportas foi acompanhado em permanência pelos agentes municipais de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto, em articulação com o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Braga.
Estiveram empenhados na monitorização das margens do rio Tâmega e seus acessos, 18 operacionais pertencentes ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto, ao Posto Territorial de Cabeceiras de Basto da GNR, ao Destacamento Territorial de Fafe da GNR/NPA, ao Corpo de Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e à Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação do Arco de Baúlhe. A monitorização foi, ainda, acompanhada pelos presidentes das respetivas Juntas de Freguesia.