GNR dinamizou Campanha Floresta Segura/2022 em Cabeceiras de Basto
Planeamento. execução de ações de sensibilização e de fiscalização
7 de março, 2022
Arrancou no passado sábado, dia 5 de março, no Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, a campanha Floresta Segura/2022 dinamizada pelo Destacamento Territorial de Fafe da GNR/SEPNA, com o apoio da autarquia Cabeceirense. A iniciativa foi especialmente dirigida aos presidentes das Juntas de Freguesia, Conselhos Diretivos de Baldios e Oficiais de Segurança Local adstritos ao programa Aldeias Seguras/Pessoas Seguras.
Contou igualmente com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Basto, da representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF, do presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e da Brigada de Sapadores Florestais da CIM do Ave.
Durante a sessão, a GNR explicou aos presentes as medidas preventivas e obrigatórias de proteção às edificações a adotar no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Fogos Rurais, cabendo ao Gabinete Técnico Florestal do Município apresentar o balanço da época de incêndios rurais em 2021, bem como dos trabalhos de gestão de combustíveis executados no município durante o mesmo ano. A finalizar a sessão, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro – UEPS/GNR realizou uma ação de demonstração de boas práticas na execução de queima de sobrantes florestais.
Coordenada pela GNR, a Campanha Floresta Segura 2022 integra várias fases, desde o planeamento à execução de ações de sensibilização e de fiscalização, nomeadamente no que diz respeito à limpeza de vegetação em redor das edificações, ao reforço de patrulhamento e vigilância para prevenir comportamentos de risco relativos ao uso do fogo.