Na sequência da Implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificada na CIM do Ave, o Município de Cabeceiras de Basto disponibiliza aos munícipes o Balcão Único do Prédio – BUPi, onde os cidadãos podem identificar e registar os prédios rústicos e mistos, de forma gratuita, simples, acessível e segura, através da representação gráfica georreferenciada (RGG).
Desta forma, os interessados em proceder ao registo dos referidos prédios poderão fazê-lo no 1º piso do edifício do Mercado Municipal. Para mais informações poderão também recorrer ao email
bupi@cabeceirasdebasto.pt
A capacitação dos serviços da administração pública local e implementação do sistema de informação cadastral simplificada para identificação e localização georreferenciada das propriedades no território da CIM do Ave apresenta-se como uma ferramenta fundamental para ordenamento do território, valorização das propriedades, bem como na defesa da floresta contra incêndios rurais.
O BUPi – Balcão Único do Prédio é uma plataforma que permite identificar, mapear e entender o território português. Surge com o intuito de conhecer o território de forma simples e inovadora, permitindo aos municípios um conhecimento aprofundado do seu território, nomeadamente em termos de proprietários.
Para além de Cabeceiras de Basto, os Balcões Únicos do Prédio (BUPi) estão também em funcionamento em mais seis municípios da CIM do Ave, designadamente Fafe, Mondim de Basto, Guimarães, Vizela, Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Lanhoso.
Mais informações poderão ser obtidas através do site
https://bupi.gov.pt ou na Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Trata-se de um projeto implementado ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), NORTE–09-5762-FSE-000066, através da Tipologia de Intervenção Capacitação e Modernização das Administrações e dos Serviços Públicos, com um investimento total elegível de 859.302.60 euros.