Conteúdo

Alunos do Externato participaram no exercício «A Terra Treme»

Objetivo é chamar a atenção para o risco sísmico e comportamentos a adotar nesta situação

5 de novembro, 2021
Alunos do Externato participaram no exercício «A Terra Treme»
Cerca de 200 alunos, professores e auxiliares do Externato de S. Miguel de Refojos participaram hoje, 5 de novembro, no exercício ‘A Terra Treme’ dinamizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto que decorreu nas instalações do Externato.
Nesta ação participaram o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto, Luís Freitas, bem como representantes das forças de segurança e de socorro locais, designadamente da GNR de Cabeceiras de Basto, Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e Delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa.

A iniciativa promovida a nível nacional pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil teve como principal objetivo chamar a atenção para o risco sísmico, bem como para a importância de comportamentos que os cidadãos devem adotar nesta situação.

Antes do exercício propriamente dito foi realizada uma ação de sensibilização junto de uma turma do 11.º ano, seguindo-se a simulação dos “três gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR – durante 1 minuto, em que participaram todos os alunos, professores e auxiliares daquele estabelecimento de ensino.

A iniciativa obedeceu às orientações da Direção-geral da Saúde, tendo em conta a situação pandémica que vivemos.
Scroll