O Município de Cabeceiras de Basto viu aprovado o seu projeto Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas – Jovens Unidos pela Floresta e Meio Ambiente, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude com a colaboração da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia do concelho.
O programa é direcionado para aos jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos e decorre entre o dia 1 de julho e 10 de setembro do corrente ano. Está previsto o envolvimento de 40 jovens nesta candidatura.
Realizou-se durante o dia de ontem, 1 de julho, na Casa da Juventude, uma reunião de apresentação do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas aos primeiros oito voluntários que irão desenvolver atividades no período de 1 a 15 de julho.
O programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas integra um conjunto de atividades de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada no âmbito de projetos, programas e outras formas e intervenção ao serviço das pessoas, das famílias e da comunidade, desenvolvidos por entidades públicas e privadas sem fins lucrativos.
Foram distribuídos pelos jovens, além do equipamento de identificação e divulgação, dispositivos de proteção individual como máscaras e luvas, doseadores com gel de mãos higienizante, tendo em conta o contexto de pandemia que vivemos.
Ao longo da sua ação, os jovens irão proceder à sensibilização das populações em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; inventariação e monitorização de áreas ardidas; limpeza e manutenção de parques de lazer; vigilância a pé nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação, entre outros.
O período de inscrições (até 10 dias antes da data de início de cada período) mantém-se aberto para os restantes quatro períodos que o programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas integra, designadamente:
- 2º Período: 16 a 30 de julho
- 3º Período: 31 de julho a 14 de agosto
- 4º Período: 15 a 29 de agosto
- 5º Período: 30 de agosto a 10 de setembro
São condições obrigatórias para os jovens se inscreverem, ter idade entre os 18 e 30 anos e sensibilidade e idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas.
O horário das atividades decorre no período da manhã, entre 9h30 e as 14h30 e, de tarde, entre as 14h30 e as 19h30. Os jovens voluntários têm direito a um subsídio diário de doze euros e a seguro de acidentes pessoais.
Os interessados podem dirigir-se ao SAU – Serviço de Atendimento Único, Posto de Turismo ou Casa da Juventude para informações e apoio à inscrição. As inscrições têm de ser efetuadas com um registo individual prévio no portal do Instituto Português do Desporto e Juventude, sem custos de inscrição. Os jovens que reúnam os requisitos previstos no regulamento do programa serão selecionados.
Para mais informações sobre este projeto, bem como acesso ao formulário de inscrição, os interessados podem consultar:
https://ipdj.gov.pt/voluntariado-jovem-para-a-natureza-e-florestas