Presidente da Câmara inaugurou exposição de bordados
Percursos de formação decorreram no Pólo de Formação Profissional de Basto
25 de junho, 2021
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado da vereadora Carla Lousada e da diretora do Centro de Emprego do Médio Ave, Helena Chaves, inaugurou no dia 23 de junho, a exposição ‘A Arte dos Bordados’ composta por um conjunto de peças que resultaram das ações de formação na área dos bordados.
Ações enquadradas no âmbito da ‘Medida Vida Ativa – Emprego Qualificado’ promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) com o objetivo de potenciar o regresso ao mercado de trabalho e/ou criação do próprio emprego dos desempregados/as, através da participação em ações de Formação Modular Certificada.
Os trabalhos realizados pelas formandas e pela equipa formativa são o resultado “do empenho, da dedicação e do gosto pelas artes e tradições”.
Para além das 19 formandas e formadoras, estiveram também presentes na inauguração desta mostra de bordados, na Casa do Tempo, a coordenadora da Ação, Marcela Duarte, e o coordenador do Núcleo de Gestão da Qualificação do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga, Domingos Araújo.
Na oportunidade, as formandas receberam também os Certificados referentes à formação anterior, curso ao qual será dado continuidade.
Note-se que os percursos de formação decorreram no Pólo de Formação Profissional de Basto e foram desenvolvidos pelo Serviço de Formação Profissional de Braga, em articulação com o Centro de Emprego do Médio Ave – Serviço de Emprego de Basto, e contaram com a colaboração da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Nas suas intervenções, o presidente da Câmara e a vereadora deram os parabéns às formandas e restante equipa técnica do IEFP pelo trabalho desenvolvido, desafiando as formandas a serem empreendedoras, canalizando as diversas competências adquiridas para projetos com retorno financeiro.
A diretora do Centro de Emprego do Médio Ave, Helena Chaves, manifestou publicamente o seu “agrado e carinho neste fim de ciclo que é também início de um novo ciclo”, incentivando também as formandas “a encontrarem soluções com rentabilidade económica”.
Elogiando o percurso realizado e as competências adquiridas, Domingos Araújo, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga, enalteceu “o potencial destas formandas” espelhado na exposição ‘A Arte dos Bordados’. Deixou também uma palavra de agradecimento à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto que tem vindo a colaborar com o IEFP.
Também as formandas expressaram a sua satisfação pela conclusão de mais uma etapa do percurso de formação.