Por Resolução da Presidência do Conselho de Ministros – 51/2020 – foi instituído em junho de 2020 o ‘Programa Nacional Nunca Esquecer’ em torno da memória do Holocausto e da promoção dos direitos humanos. O programa foi criado no ano do 75.º aniversário da criação da Organização das Nações Unidas e dos Julgamentos de Nuremberga, assinalando, de igual modo, os 80 anos sobre o salvamento de milhares de pessoas por Aristides de Sousa Mendes, enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus.
O ‘Programa Nacional Nunca Esquecer’ evoca o sofrimento de inúmeras vítimas, incluindo os cidadãos portugueses detidos em campos de trabalho forçado, em campos de concentração e os que foram feitos prisioneiros de guerra, mas também as vagas de refugiados que procuraram abrigo em Portugal durante a guerra.
Ao divulgar a implementação deste programa, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto está a promover o reforço do conhecimento dos cidadãos sobre o Holocausto (extermínio em massa de cerca de seis milhões de judeus pelos nazistas), sobre a II Guerra Mundial, bem como o seu impacto em Portugal.
Na Resolução 51/2020 da Presidência do Conselho de Ministros, o Governo reconhece que “é fundamental homenagear e divulgar a ação de Aristides de Sousa Mendes e de outros portugueses que apoiaram vítimas do Holocausto, bem como dar a conhecer as vítimas portuguesas do universo concentracionário nazi”.
Informação mais detalhada sobre o programa nacional em:
https://nuncaesquecer.mne.gov.pt/pt