Conteúdo

Eficiência Energética nos sistemas de iluminação pública do concelho de Cabeceiras de Basto

Código do projeto | NORTE-03-1203-FEDER-000247


Objetivo principal
Apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono

Data de aprovação
20-11-2019

Data de início
21-09-2020

Data de conclusão
13-02-2021

Custo total elegível
99.618,80€

Apoio financeiro da União Europeia
FEDER – 94.637,86€

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Com a implementação deste projeto pretende-se proporcionar uma iluminação adequada das vias para que, quer os peões quer os veículos, circulem com segurança e proporcionar maior segurança das pessoas, realçando espaços e monumentos importantes. Pretende-se ainda reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa, de forma sustentável; Reforçar a diversificação das fontes de energia primária, contribuindo para aumentar estruturalmente a segurança de abastecimento do País; Aumentar a eficiência energética da economia, em particular no setor Estado, contribuindo para a redução da despesa pública e o uso eficiente dos recursos; Contribuir para o aumento da competitividade da economia, através da redução dos consumos e custos associados ao funcionamento das empresas e à gestão da economia doméstica, libertando recursos para dinamizar a procura interna e novos investimentos.

Este projeto terá incidência na área urbana da sede do concelho de Cabeceiras de Basto e prevê a substituição de 398 luminárias equipadas com lâmpadas convencionais por luminárias de maior eficiência do tipo LED.

Após a implementação desta operação, prevê-se uma redução de emissões anuais de CO2 de 63,2 ton/ano, o que corresponde a uma redução de 65,5%. Perspetivando-se uma redução de emissões anuais de energia primária de 37,7tep/ano, o que corresponde a uma redução de 65,5%.
Scroll