O Comando Distrital da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil em Braga (CDOS de Braga) promove amanhã, dia 5 de novembro, às 11h05, a realização do exercício ‘A Terra Treme’ no Externato de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto.
A iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pretende chamar a atenção quer para o risco sísmico, quer para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar.
Esta ação pública de âmbito nacional conta com a colaboração da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, do Serviço Municipal de Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, da Delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e do Externato de S. Miguel de Refojos.
O Exercício tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes serão convidados a executar os “três gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. Trata-se de um “ato de cidadania”, um “compromisso cívico” que exige a todos um empenhamento ativo na prossecução da sua própria proteção e segurança, bem como a de todos os que nos rodeiam.
Todos podem participar, individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.
A realização desta iniciativa obedecerá às orientações da Direção-geral da Saúde, tendo em conta a situação pandémica associada à Covid 19 que vivemos.
http://www.aterratreme.pt
Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!