‘São Nicolau, Spot Família’, ‘Gabinete de Apoio à Gestão Desportiva’, ‘Ténis (Con)Vida’ e ‘Abadim com futuro’ foram as propostas apresentadas ao Orçamento Participativo de Cabeceiras de Basto 2020, que se encontra agora em fase de votação (
https://cabeceirasparticipa.pt/projetos) até ao dia 30 de setembro.
A proposta ‘São Nicolau, Spot Família’ tem como objetivo a valorização e dinamização da Zona de Lazer de S. Nicolau, na freguesia de Cabeceiras de Basto, através da criação de “hotspots amovíveis, de atividades desportivas, lúdicas e de relaxamento tanto na área relvada, como no troço de rio afeto à zona de lazer”.
O ‘Gabinete de Apoio à Gestão Desportiva’ é um projeto que visa “o melhoramento das competências de gestão, técnicas e táticas dos agentes desportivos concelhios” bem como a “intervenção física de um espaço no Pavilhão Municipal de Refojos”.
O projeto ‘Ténis (Con)Vida’ propõe o redimensionamento de um campo de ténis com o objetivo de aumentar a capacidade de ensino e criar condições para o acolhimento de “torneios oficiais” da modalidade em Cabeceiras de Basto.
A proposta ‘Abadim com futuro’ assenta na ‘acessibilidade para todos’, designadamente na criação de acessos a pessoas com mobilidade reduzida.
O projeto vencedor será conhecido em outubro próximo.
De salientar que esta quinta edição do Orçamento Participativo, subordinada ‘Desporto e Tempos Livres’, conta, à semelhança de edições anteriores, com uma verba de 15 mil euros.
O Orçamento Participativo de Cabeceiras de Basto tem como objetivo continuar a reforçar a participação dos munícipes e, através dos seus contributos, apoiar os processos de tomada de decisão; contribuir para a cidadania ativa, participativa, responsável e inclusiva; e ainda incentivar o diálogo entre eleitos, técnicos municipais, cidadãos e sociedade civil.