Câmara desinfeta e limpa contentores, ecopontos e viaturas de recolha de lixo
Redução dos maus cheiros e os efeitos do calor sobre o lixo
14 de agosto, 2020
Durante este mês de agosto a autarquia reforçou, em todo o concelho, a lavagem e higienização dos contentores de recolha de lixo, melhorando, assim, a condição sanitária e ambiental daqueles equipamentos, bem como as condições de acondicionamento, deposição e recolha dos resíduos sólidos urbanos.
No total, Cabeceiras de Basto conta com cerca de 600 contentores à superfície, 12 contentores subterrâneos, 34 ecopontos subterrâneos e 50 ecopontos à superfície.
Estas ações periódicas de limpeza e desinfeção de contentores, ecopontos e viaturas de recolha de lixo visam a redução dos maus cheiros e os efeitos do calor sobre o lixo, justificando-se, ainda mais, nesta altura de verão e da maior acumulação de resíduos.
A par do importante serviço de lavagem e desinfeção, a Câmara Municipal implementou também, neste tempo de férias de verão, novos circuitos de recolha semanal nas áreas mais populosas, reforçou o circuito ao fim de semana nas três vilas do concelho e solicitou também à RESINORTE o aumento da frequência na recolha seletiva nos ecopontos, tendo em vista a redução da quantidade de lixo indiferenciado.
Ciente de que o sucesso destas medidas depende também do esforço de todos os Cabeceirenses e visitantes, a Câmara Municipal apela à melhor colaboração no cumprimento das boas práticas de acondicionamento e deposição dos resíduos sólidos urbanos (fechar bem os sacos e depositá-los nos equipamentos próprios).
Apela, ainda, à correta separação dos resíduos, tendo em vista o incremento da reciclagem.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar!