Cabeceiras tem novos equipamentos para recolha seletiva de resíduos
Em 3 anos o concelho de Cabeceiras de Basto aumento o número de ecopontos de 48 para 87
30 de março, 2020
Recentemente foram instalados novos equipamentos para deposição e recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos com o objetivo de promover o aumento das quantidades recolhidas para valorização.
Os novos ecopontos de superfície instalados pela RESINORTE resultam do esforço contínuo do Município em melhorar as condições de acondicionamento e recolha seletiva dos resíduos sólidos urbanos, procurando, em simultâneo, aumentar as taxas de recolha seletiva e promover a adesão das populações a esta prática de melhoria da qualidade ambiental.
Durante os primeiros dois meses de 2020 registou-se um aumento de cerca de 15% nas quantidades de resíduos enviados para reciclagem relativamente a 2019. Do total de resíduos sólidos urbanos produzidos em fevereiro último, cerca de 50 toneladas foram encaminhadas para recolha seletiva e consequente valorização, o que é revelador da eficácia dos investimentos realizados nos últimos anos no alargamento dos equipamentos de deposição para esse fim.
O esforço de recolha seletiva dos resíduos sólidos urbanos possibilita não só a diminuição das quantidades depositadas em aterro sanitário, bem como a diminuição dos custos de deposição e recolha nos contentores de deposição de indiferenciados, com consequentes benefícios ambientais.
Para o aumento da recolha seletiva foi também importante a instalação de 34 conjuntos de ecopontos subterrâneos que já estão em pleno funcionamento desde o final do ano de 2017, cujo financiamento foi comparticipado por fundos comunitários, através do POSEUR.
Em cerca de 3 anos, o concelho de Cabeceiras de Basto aumentou, assim, o número de ecopontos para recolha seletiva de 48 para 87, o que representa um esforço muito significativo na promoção da melhoria da qualidade ambiental.
Aproveitamos para apelar à colaboração de todos os munícipes para a boa utilização e funcionamento destes equipamentos para tornarmos o concelho de Cabeceiras de Basto mais limpo e amigo do ambiente.
Cabeceiras de Basto tem novos equipamentos para recolha seletiva de resíduos