Conteúdo

Primeiro Ministro visitou obras do Sistema Eletroprodutor do Tâmega

Sistema Eletroprodutor do Tâmega aumentará em 6% a potência instalada em Portugal

30 de janeiro, 2020
Primeiro Ministro visitou do Sistema Eletroprodutor do Tâmega
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, participou na passada terça-feira, dia 28 de janeiro, na visita que o Primeiro Ministro e o presidente da Iberdrola fizeram às obras de construção do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, visita que teve início na barragem de Daivões.
Durante a visita ao complexo, António Costa e Ignacio Galán puderam acompanhar a evolução dos trabalhos que empregam milhares de profissionais de empresas portuguesas.

Participaram também nesta jornada o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e os presidentes das Câmaras Municipais de Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar e Chaves.

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega é um dos maiores projetos hidroelétricos levados a cabo na Europa nos últimos 25 anos. Este complexo é formado por três barragens e três centrais hidroelétricas. Duas das barragens estarão situadas no rio Tâmega (Daivões e Alto Tâmega) e a terceira no rio Torno (Gouvães). As obras ficarão concluídas até 2023.

Com um investimento total de 1.500 milhões de euros e com os seus 1.158 MW, o Sistema Eletroprodutor do Tâmega aumentará em 6% a potência instalada em Portugal.

Os trabalhos começaram em 2014 e deverão estar concluídos em 2023, sendo que o aproveitamento de Gouvães e Daivões entrará em operação já em finais de 2021.
Scroll