Câmara Municipal oferece livros de fichas aos alunos do 1º Ciclo
Deliberações da reunião camarária de 6 de setembro de 2019
10 de setembro, 2019
O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, na sua reunião do passado dia 6 de setembro, a atribuição de auxílios económicos ao ensino pré-escolar e 1º ciclo, referentes ao ano letivo de 2019/2020 e no âmbito da Ação Social Escolar. Aprovou, igualmente por unanimidade, as listas definitivas de atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior e de auxílios económicos a alunos do ensino secundário.
No âmbito da Ação Social Escolar, a atribuição dos auxílios económicos ao ensino pré-escolar e 1º Ciclo compreende a comparticipação financeira para aquisição de material escolar, bem como a oferta dos livros de fichas a cerca de 250 alunos do 1.º ciclo do ensino básico, investimento no valor global de 9.927,79 euros, de acordo com os escalões 1 e 2 do abono de família.
Naquela reunião, o Executivo Cabeceirense aprovou a lista definitiva de bolsas de estudo que vai beneficiar 51 alunos, disponibilizando, para o efeito, o montante global de 29.550 euros. Através das bolsas de estudo, a Câmara Municipal reconhece o esforço dos alunos, contribuindo para a formação e valorização do potencial humano de Cabeceiras de Basto, mas também para a melhoria da qualidade de vida de muitas famílias Cabeceirenses.
O Executivo Municipal aprovou, igualmente por unanimidade, a listagem definitiva dos beneficiários de auxílios económicos, disponibilizando uma verba global de 18.800 euros para 47 estudantes do ensino secundário. Estes apoios têm como objetivo apoiar os alunos de famílias com menores recursos económicos, contribuindo, assim, para atenuar as desigualdades sociais e económicas entre as populações do concelho e consequentemente, para melhorar as condições de vida da população residente, contribuindo igualmente para a formação e valorização do potencial humano de Cabeceiras de Basto.
O Município de Cabeceiras de Basto é um exemplo no que se refere à atribuição de apoios às famílias, tendo sido já distinguido com o galardão das ‘Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis’. Em complemento à ação do Governo que assumiu a gratuitidade dos manuais escolares para os alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, a Câmara Municipal pretende, ainda, reforçar o compromisso de apoio às famílias Cabeceirenses através da oferta dos livros de fichas para os alunos que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico público, conferindo-lhes ferramentas capazes de potenciar o seu sucesso e a valorização escolar.
Nesta última reunião camarária foi também aprovada a comparticipação da alimentação dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, cujos agregados familiares estejam integrados nos dois primeiros escalões (1 e 2) de rendimentos determinados para efeitos de atribuição do abono de família, o que totaliza um número provisório de 378 alunos (128 crianças do pré-escolar e 250 alunos do 1º ciclo), num investimento superior a 100 mil euros.
A Câmara Municipal informa que a entrega das bolsas de estudo e auxílios económicos do ensino secundário decorrerá em cerimónia pública no próximo dia 27 de setembro às 18h00 na Casa do Tempo.
Quanto aos apoios relacionados com o material escolar e livros de fichas, os beneficiários deverão dirigir-se aos serviços municipais.