Exposição de Helena Cardoso no Museu de Alberto Sampaio com Mulheres de Bucos
Inauguração decorreu no passado dia 19 de julho em Guimarães
23 de julho, 2019
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, esteve presente na inauguração da Exposição de Arte Têxtil Contemporânea ‘Narrativas’ da designer Helena Cardoso, evento que decorreu na passada sexta-feira, dia 19 de julho, no Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães. O evento assinalou o arranque da iniciativa ‘Museu à Noite’ e contou com a participação das ‘Mulheres de Bucos’.
Helena Cardoso, designer portuense que trabalha o têxtil, colabora há já vários anos com as ‘Mulheres de Bucos’ e com a Casa da Lã, Cabeceiras de Basto. Nesta exposição, a designer apresenta peças de tecelagem de várias tipologias e formatos que combinam tradição e modernidade.
Durante a inauguração, as artesãs – ‘Mulheres de Bucos’ - que colaboraram na criação de algumas composições têxteis (no tear), animaram o evento com os seus cantares tradicionais da aldeia.
A diretora do Museu de Alberto Sampaio, Dra. Isabel Fernandes, ela que é também a responsável pelo Paço dos Duques e Castelo de Guimarães, e a designer Helena Cardoso, autora da Exposição ‘Narrativas’, receberam também neste evento a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dra. Adelina Pinto, a diretora do Centro de Emprego do Médio Ave, Dra. Helena Chaves, o membro da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. Domingos Machado, entre muitos outros convidados e público em geral.
Considerada uma das mais originais artistas no contexto da arte têxtil contemporânea portuguesa, Helena Cardoso apresentou no Museu de Alberto Sampaio um processo criativo singular e inovador no desenvolvimento de peças que combinam design e tradição, valorizando a cultura e identidade nacionais.
“Combinando teias de linho com tramas de seda natural, lã e elementos da natureza, a artista justapõe e intercala estes materiais com elementos em plástico e papel, compondo tramas e matizados de diferentes texturas e transparências que vão contrastar com a solidez do granito” refere a organização da exposição.
De salientar igualmente que Helena Cardoso colabora há muitos anos com artesãs de aldeias do norte do país, como é o caso da aldeia de Bucos, Cabeceiras de Basto, onde fomentou a renovação dos saberes tradicionais, na Casa da Lã com as ‘Mulheres de Bucos’.
A Câmara Municipal felicita a designer pela exposição, congratula-se com a realização desta mostra no Museu de Alberto Sampaio e orgulha-se pela colaboração das ‘Mulheres de Bucos’.