Conteúdo

Vencedores do Concurso de Ilustração Infantil receberam prémios

Exposição estará patente ao público na Casa da Cultura até ao dia 21 de junho

13 de maio, 2019
Vencedores do Concurso de Ilustração Infantil receberam prémios
Foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 10 de maio, na Casa da Cultura de Cabeceiras de Basto, a Exposição de Ilustração Infantil sobre o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, momento ao qual se seguiu a entrega dos prémios aos vencedores do Concurso de Ilustração Infantil.
Nesta sessão esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, que se fez acompanhar de vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia, diretora do Agrupamento de Escolas, presidente do júri do concurso, alunos, professores, pais e encarregados de educação, entre outros convidados e público em geral.

O Concurso de Ilustração Infantil contou com a participação de 156 trabalhos, tendo sido apurados pelo júri 25 finalistas. De referir que o júri deste concurso foi constituído pelo cartoonista Mário Teixeira (presidente), bem como pelos designers Bruno Santos e Zaira Costa.

Na primeira categoria (3.º ano de escolaridade) classificaram-se André Oliveira (1.º lugar), Letícia Alves (2.º lugar) e João Pedro Rodrigues (3.º lugar). Na segunda categoria (4.º ano de escolaridade) classificaram-se José Eduardo Gonçalves (1.º lugar), Ana Francisca Carvalho (2.º lugar) e Matilde Carvalho (3.º lugar).

Integrada no programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’, a ‘Exposição de Ilustração Infantil’ que é o resultado do Concurso de Ilustração Infantil sobre o Mosteiro de S. Miguel de Refojos surge na sequência da criação da Sebenta do Património, da autoria da escritora de contos infantis Belanita Abreu, com o título ‘A LENDA DA PENA AZUL - O Segredo do Mosteiro de São Miguel de Refojos’. Esta Sebenta do Património continha, nas páginas centrais, um poster com alusão ao Mosteiro para ser ilustrado por cada um dos alunos do 3º e 4º ano do 1º ciclo que receberam a Sebenta, dando-se, assim, origem ao ‘Concurso de Ilustração Infantil’.

De referir que esta exposição estará patente ao público na Casa da Cultura até ao próximo dia 21 de junho.

Esta foi mais uma ação integrada no programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ que é financiado por fundos comunitários, através do Norte 2020.
Scroll