Ministro Vieira da Silva visitou Cabeceiras de Basto
Apresentação do estudo prévio para a ampliação das instalações do Lar Residencial
29 de outubro, 2018
A convite da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto e da Fundação António Joaquim Gomes da Cunha, o Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva, visitou na passada sexta-feira, dia 26 de outubro, a freguesia de Cabeceiras de Basto.
Acompanharam o ministro os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Francisco Alves e Eng. Joaquim Barreto, respetivamente, o presidente da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto, José Carlos Rebelo, a presidente da Fundação A.J. Gomes da Cunha, Dra. Carla Lousada, o diretor da Segurança Social de Braga, Dr. João Ferreira, o vereador Eng. Pedro Sousa e presidentes de Juntas de Freguesia, o pároco Avelino Vilela, entre outros convidados e população em geral.
Na sede da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto, Vieira da Silva descerrou uma placa alusiva à sua visita a Cabeceiras de Basto, ficando a conhecer algumas das valências desta freguesia, designadamente o Espaço de Convívio e Lazer, onde decorreu a cerimónia.
Na oportunidade, o ministro falou da importância da solidariedade em prol de uma sociedade mais justa, deixando a todos os presentes uma “palavra de grande apreço e amizade pelo trabalho e empenhamento cívico na busca de um desenvolvimento para todos”.
Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia manifestou ao governante a sua “gratidão por tudo que tem feito pela nossa freguesia”, afirmando que “Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) sabe reconhecer quem nos faz bem”.
Na Fundação A.J. Gomes da Cunha, depois de dar as boas-vindas a todos, a presidente Dra. Carla Lousada fez uma breve perspetiva histórica da instituição, agradecendo ao ministro Vieira da Silva todo o apoio dado ao longo dos anos a esta instituição, designadamente através do apoio atribuído no âmbito do programa PARES que possibilitou a construção do Lar Residencial da Fundação.
O ministro Vieira da Silva demonstrou a sua emoção por voltar à Fundação, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela instituição. Considerando que “as instituições devem dar respostas a quem precisa”, Vieira da Silva sublinhou que “é preciso encontrar novas respostas e dar um salto em frente”.
O presidente da Câmara e o presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto agradeceram ao Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social todo o apoio dado às instituições Cabeceirenses, lembrando as quatro grandes obras que foram concretizadas no âmbito do programa PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.
Deixaram ainda palavras de reconhecimento aos dirigentes mas também ao corpo técnico da Fundação que continuam a trabalhar para encontrar novas respostas para todos aqueles que os procuram.
No final, José António Vieira da Silva foi convidado a assistir à apresentação do estudo prévio para a ampliação das instalações do Lar Residencial para cidadãos portadores de deficiência que a Fundação ambiciona levar a efeito as médio prazo.