Conteúdo

Presidente da Câmara visitou obras de reabilitação das torres da Igreja do Mosteiro

O objetivo é desenvolver uma intervenção completa de proteção e salvaguarda do património edificado

26 de outubro, 2018
Presidente da Câmara visitou obras de reabilitação das torres da Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos
O presidente da Câmara Municipal visitou na passada quarta-feira, dia 24 de outubro, as obras de reabilitação do Mosteiro, mais concretamente os trabalhos de beneficiação da fachada principal e das torres sineiras, a uma altura de 42 metros. O presidente fez-se acompanhar nesta visita pelos vereadores Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, técnicos do Município, um historiador local e ainda pelo técnico responsável da obra.
De salientar que estes trabalhos resultam de uma candidatura a fundos comunitários no montante global de 2 milhões de euros, aprovada pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) – designada ‘Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Património Cultural Ímpar’ – que visa a afirmação do património histórico-cultural como produto turístico de afirmação do território de Cabeceiras de Basto na região.

A intervenção que está neste momento em curso inclui, ainda, o arranjo do adro e a instalação de um sistema eletrostático de afastamento de aves, prevendo aquela mesma candidatura estudos diversos sobre patologias e outros problemas estruturais que afetam o imóvel, sobre a antiga Botica e sobre o sistema hidráulico do Mosteiro para a melhoria do conhecimento científico e histórico deste bem.

Estas obras que contam também com o apoio e acompanhamento da Direção Regional de Cultura do Norte, têm como objetivo primordial desenvolver uma intervenção completa de proteção e salvaguarda do património edificado, assegurando a sua preservação, presente e futura.
Scroll