Conteúdo

Conservação das esculturas de S. Bento e Sta. Escolástica do Núcleo de Arte Sacra

Câmara Municipal procedeu a intervenção

24 de julho, 2018
No âmbito da conservação do espólio do Núcleo de Arte Sacra da Igreja de S. Miguel de Refojos, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto efetuou uma intervenção de manutenção das esculturas de S. Bento e Santa Escolástica, trabalho este realizado pela empresa Façanha Efémera, Unipessoal, Lda.
Para além do registo fotográfico com especial incidência nas patologias relacionadas com o seu estado de conservação, preparou-se o seu encapsulamento, com película plástica para criar um ambiente saturado, sendo as peças submetidas a tratamento de desinfestação (xilix 3000 P) através da aspersão.

As esculturas foram mantidas em ambiente saturado durante três dias. Após a remoção da película plástica, levou-se a efeito uma limpeza geral com hidrocarbonetos fracos (white spirit), o que permitiu remover a camada de poeiras e ceras oxidadas que cobriam a superfície.

Secas as peças, procedeu-se à aplicação duma mistura cerosa (cera de abelha pura e resina dammar) em toda a superfície. Após 24 horas desta aplicação, procedeu-se ao seu polimento com panos apropriados ausentes de pelo.
Scroll