Especialistas debatem Marketing Turístico
Com o objetivo de divulgar o vasto e rico Património Cabeceirense
20 de julho, 2018
Realizou-se dia 19 de julho, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto, o ‘Workshop Marketing Turístico’, o segundo dos cinco workshops que integram o Ciclo Formativo do programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ que tem como grande objetivo divulgar o vasto e rico Património Cabeceirense, cujo verdadeiro ex-líbris é o Mosteiro de S. Miguel de Refojos. O workshop reuniu um painel de especialistas composto por António Azevedo, Ana Kankura Salazar e Bruno Sousa.
O evento contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. Mário Oliveira, dos vereadores Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, da Dra. Paula Gonçalves, secretária da Assembleia Municipal, em representação do presidente da Assembleia, presidentes de Juntas de Freguesia, operadores turísticos do concelho, entre outros convidados e público em geral.
Coube ao vice-presidente da Câmara dar as boas-vindas a todos os presentes, agradecendo também a disponibilidade dos oradores em associar-se ao programa Mosteiro de Emoções.
“O Turismo é motor de desenvolvimento dos territórios nas suas diversas facetas”, começou por afirmar Mário Oliveira, realçando o grande objetivo deste workshop que pretendeu “partilhar experiências, assimilar novos conceitos, obter conhecimento e colher contributos dos especialistas convidados para podermos fazer cada vez mais e melhor a promoção do nosso território em termos turísticos”.
O intuito final “é continuarmos a divulgar, da melhor forma que nos for possível, o vasto e rico Património Cabeceirense, cujo verdadeiro ex-líbris é o Mosteiro de S. Miguel de Refojos”, salientou o vice-presidente da autarquia, destacando o trabalho que tem vindo a ser realizado com inúmeros parceiros turísticos. “É fruto da conjugação de vontades e interesses, entre a Câmara Municipal e os seus parceiros turísticos, que conseguimos desenvolver o nosso concelho, dando visibilidade ao bom que se faz, levando o nome de Cabeceiras de Basto além fronteiras”, evidenciou o autarca.
Coube aos doutores António Azevedo, Ana Kankura Salazar e Bruno Sousa partilhar com a plateia diferentes casos de sucesso a nível nacional e até internacional, falar sobre os impactos no marketing turístico – oportunidades e desafios e ainda apresentar novos contributos para ajudar os municípios e agentes turísticos a desenvolver os territórios.
Conceitos como marca, produto e afetividade estiveram em análise, motivando a plateia a discutir as diferentes temáticas e a questionar o painel de oradores.
A secretária da Assembleia Municipal, Dra. Paula Gonçalves, encerrou a sessão, louvando a Câmara Municipal pela iniciativa que proporcionou uma reflexão sobre as oportunidades e desafios do marketing turístico.