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Workshop Marketing Territorial Turístico

Olhar o território numa lógica de mercado

18 de julho, 2018
No próximo dia 19 de julho, pelas 18h00, na Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto, o workshop ‘Marketing Territorial Turístico’ reunirá um painel de especialistas composto por António Azevedo, Ana Kankura Salazar e Bruno Sousa. Uma iniciativa inserida no programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’, que até julho de 2019 oferece mais de duas dezenas de iniciativas desenvolvidas em três eixos temáticos: Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar.
Seja uma cidade, uma região ou um país, o marketing territorial permite-nos olhar para uma realidade geográfica e todas as suas componentes ou características específicas numa lógica de mercado e assim poder ir ao encontro e satisfazer as expectativas e desejos daqueles que são o seu público-alvo, sempre numa orientação concertada de criação de valor.

Olhar a paisagem, o meio envolvente numa lógica de mercado, permite-nos identificar e valorizar aspetos e variantes que de outra forma, seriam dificilmente agregados e compreendidos. A baixa densidade populacional, por exemplo, maioritariamente vista como negativa e sinónimo de desertificação, também pode significar mais liberdade, mais espaço para oportunidades e menos poluição para as pessoas, em relação aos bens e serviços disponíveis naquela área. Podemos assim, aplicar de forma objetiva e prática uma leitura de mercado, a um espaço geográfico, ou a uma região, como se fosse um produto. E assim identificar, usar de forma diferenciada e controlar, as suas variantes de marketing mix, de modo a otimizar os recursos existentes, quer humanos, quer económicos, quer tecnológicos de modo a ir ao encontro da plena satisfação dos diversos públicos.


SOBRE OS ORADORES

BRUNO SOUSA | Doutorado em Marketing e Estratégia (Investigação em Turismo) pela Universidade do Minho em parceria com a Universidade de Aveiro e Universidade da Beira Interior. Licenciado em Gestão pela Universidade do Minho. Professor Adjunto no Departamento de Gestão, Escola Superior de Gestão, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Foi Analista de Mercado no Grupo Sonae – Sonae Distribuição.

ANTÓNIO AZEVEDO | É, desde 2006, Professor Auxiliar da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. É especialista em planeamento estratégico e marketing, e autor de várias publicações e comunicações em conferências internacionais. Doutorado em Ciências Empresariais, em 2003, pela Universidade do Minho. Mestre em Gestão de Empresas em 1996 pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto (atual Escola de Gestão do Porto).

ANA KANKURA SALASAR | Professora Auxiliar Convidada da Universidade Católica Portuguesa; Professora Auxiliar da Universidade Fernando Pessoa; Gestora da KS Consulting: Estudos de Mercado e Consultoria; Gestora de Projetos Certificada (PMI); Ex-Consultora e Docente do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo; Ex-Consultora e Formadora do Instituto Eletrotécnico Português; Ex-Gestora de Produto da Maquindus; Ex-Diretora de Departamento de Produção da Fábrica de Produtos Estrela. Doutorada em Gestão de Empresas (ISCTE, Lisboa); Mestrado em Gestão de Empresas (EGP); MBA (EGP); Licenciada em Engenharia Mecânica (FEUP, Opção Gestão da Produção); Orientadora de diversas Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado; Autora de diversos artigos científicos em revistas nacionais e internacionais; Revisora da EMAC (European Marketing Academy Conference); Membro do Barómetro do Turismo do IPDT.

‘MOSTEIRO DE EMOÇÕES’

O programa ‘Mosteiro de Emoções’ tem como elemento central o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, magnífico monumento beneditino em Cabeceiras de Basto. Dirigido a um público diversificado, o programa desenvolve-se em três eixos temáticos Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar que aliam a itinerância, a combinação e a diversidade. Este vasto programa cultural estende-se até julho de 2019, e assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais.
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