Conteúdo

Plano de Transportes Escolares para o ano letivo de 2018/2019

17 de julho, 2018
Para além da atribuição do Voto de Louvor Congratulação e Regozijo à Associação Cultural e Desportiva Águias de Alvite por se ter sagrado Campeã de Infantis de futebol de 7, o Executivo Municipal, sob a presidência de Francisco Alves, aprovou, por unanimidade, na sua reunião do passado dia 13 de julho, o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo de 2018/2019, plano este que havia sido aprovado pelo Conselho Municipal de Educação na sua reunião de 26 de junho.
O serviço de transporte escolar disponibiliza transporte para cerca de 1.200 alunos desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário, num universo de 2.323 alunos matriculados nos diferentes níveis de ensino no Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Externato de S. Miguel de Refojos e Escola Profissional de Fermil de Basto.

Nesta reunião foi também aprovada por unanimidade a abertura de três concursos públicos para a realização de obras de ampliação da rede de saneamento. Um dos concursos diz respeito a obras de saneamento nos lugares de Chacim, Sra. de Fátima e Outeiro, outro para o saneamento de Alvite e Faia e, por fim, um terceiro concurso para obras de saneamento em Pena Redonda, Outeiro. De referir que estas obras são comparticipadas por Fundos Europeus no âmbito do POSEUR (Ciclo Urbano de Água).

A Câmara Municipal aprovou, igualmente, por unanimidade, a celebração de protocolos de cooperação e contratos-programa com a Associação ‘As Chegas’, a Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Abadim, a Contacto Futsal Clube, a Associação de Pesca de Cabeceiras de Basto – Amigos Sensas e o Desportivo do Arco de Baúlhe para a dinamização dos seus planos de desenvolvimento cultural, recreativo e desportivo a realizar no Município de Cabeceiras de Basto ao longo do corrente ano de 2018.

O Executivo Municipal deliberou, por unanimidade, alterar o local de estacionamento da Praça de Táxis do Largo do Souto, no centro da vila de Cavez, para a Rua Camilo Castelo Branco, em frente Centro Comunitário daquela freguesia.

O Executivo Cabeceirense decidiu, ainda, aceitar e agradecer à Doutora Isabel Fernandes – diretora do Museu de Alberto Sampaio, do Paço dos Duques de Bragança e do Castelo de Guimarães – a oferta de livros e revistas (595 documentos) que esta historiadora, colaboradora que foi do Museu das Terras de Basto durante vários anos, doou à Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho.

De entre outros assuntos, foram aprovados por unanimidade: três pedidos de cedência de transporte; três novos incentivos à natalidade; três apoios à iniciativa empresarial e económica nas áreas agrícola, pecuária ou florestal; um pedido de isenção de taxas à Fundação António Joaquim Gomes da Cunha para frequência das piscinas descobertas pelos seus utentes.

Por fim, a Câmara Municipal indeferiu, por unanimidade, um pedido de certidão de desanexação e declarou a caducidade de dois processos de licenciamento de obras.
Scroll