Conteúdo

Intervenção de manutenção nas coleções do Núcleo de Arte Sacra

Núcleo esteve encerrado ao público no período em, que decorreram os trabalhos

12 de julho, 2018
Intervenção de manutenção nas coleções do Núcleo de Arte Sacra
A Câmara Municipal realizou durante oito dias, de 18 a 25 de junho, uma intervenção de manutenção nas coleções do Núcleo de Arte Sacra do Museu das Terras de Basto com o objetivo de preservar e valorizar o acervo existente. Os trabalhos de conservação foram efetuados pelas Oficinas de Santa Bárbara.
A intervenção incidiu nas coleções em suporte lenhoso do Núcleo de Arte Sacra sediado na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, núcleo esse que esteve encerrado ao público naquele período.

Os trabalhos incluíram a limpeza a seco das peças, a consolidação das camadas cromáticas que se revelavam em destacamento, perigo de decaimento e perda com resinas reversíveis, assim como a remoção de elementos metálicos não funcionais (pregos), tendo-se procedido à sua remoção, dado o seu elevado grau de oxidação.

Concluídas estas operações, todas as peças foram submetidas a tratamento de desinfestação (Xilix 3000 P) através da aspersão, pincelagem e injeção e encapsulamento em películas plásticas durante três dias.
Scroll