Conteúdo

Presidente da Câmara visitou Museu Nacional Ferroviário

Câmara Municipal quer por uma automotora a percorrer parte da linha da antiga estação do Arco de Baúlhe

6 de julho, 2018
Presidente da Câmara visitou Museu Nacional Ferroviário
Na sequência da visita, no passado dia 23 de maio, da Diretora do Museu Nacional Ferroviário, Arq. Ana Fontes, ao Museu das Terras de Basto/Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, o presidente da Câmara Francisco Alves, acompanhado da vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, do presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Carlos Teixeira, e de técnicos do Município, visitou no passado dia 4 de julho, o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.
O Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe é um dos dez núcleos de integram o Museu Nacional Ferroviário.

Recebida pelo Presidente da Câmara Municipal local, Dr. Jorge Faria, e pela Diretora do Museu, Arq. Ana Fontes, a comitiva visitou demoradamente o Museu, oportunidade para conhecer e verificar in loco as dinâmicas deste espaço museológico. O momento serviu ainda para troca de informações e ideias e, ainda, para tratar de questões relacionadas com as necessidades e técnicas a usar na conservação preventiva do material circulante patente nas exposições permanentes do Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, tendo em vista a manutenção do espólio existente neste Núcleo.

Foram ainda abordadas outras questões relacionadas com o funcionamento e dinamização do Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, missão da responsabilidade da Câmara Municipal que espera brevemente colocar uma automotora a percorrer uma parte da linha da antiga estação do Arco de Baúlhe.

O Núcleo Ferroviário é um dos quatro núcleos que compõem o Museu das Terras de Basto, museu municipal que abriu ao público em 2004 e que tem vindo, desde então, a cumprir a sua missão ao nível da investigação, renovação de exposições, serviço pedagógico/educativo, bem como, a recuperar e conservar o espólio existente, entre outras atividades de defesa, valorização e promoção do património de Cabeceiras de Basto.
Scroll