Presidente da Câmara visitou Museu Nacional Ferroviário
Câmara Municipal quer por uma automotora a percorrer parte da linha da antiga estação do Arco de Baúlhe
6 de julho, 2018
Na sequência da visita, no passado dia 23 de maio, da Diretora do Museu Nacional Ferroviário, Arq. Ana Fontes, ao Museu das Terras de Basto/Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, o presidente da Câmara Francisco Alves, acompanhado da vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, do presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Carlos Teixeira, e de técnicos do Município, visitou no passado dia 4 de julho, o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.
O Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe é um dos dez núcleos de integram o Museu Nacional Ferroviário.
Recebida pelo Presidente da Câmara Municipal local, Dr. Jorge Faria, e pela Diretora do Museu, Arq. Ana Fontes, a comitiva visitou demoradamente o Museu, oportunidade para conhecer e verificar in loco as dinâmicas deste espaço museológico. O momento serviu ainda para troca de informações e ideias e, ainda, para tratar de questões relacionadas com as necessidades e técnicas a usar na conservação preventiva do material circulante patente nas exposições permanentes do Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, tendo em vista a manutenção do espólio existente neste Núcleo.
Foram ainda abordadas outras questões relacionadas com o funcionamento e dinamização do Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, missão da responsabilidade da Câmara Municipal que espera brevemente colocar uma automotora a percorrer uma parte da linha da antiga estação do Arco de Baúlhe.
O Núcleo Ferroviário é um dos quatro núcleos que compõem o Museu das Terras de Basto, museu municipal que abriu ao público em 2004 e que tem vindo, desde então, a cumprir a sua missão ao nível da investigação, renovação de exposições, serviço pedagógico/educativo, bem como, a recuperar e conservar o espólio existente, entre outras atividades de defesa, valorização e promoção do património de Cabeceiras de Basto.