Conteúdo

Quarteto Orpheu deu concerto sublime no «Mosteiro de Emoções»

Segundo concerto rápido está agendado para 4 agosto às 21h30 na Casa do Tempo

25 de junho, 2018
Quarteto Orpheu deu concerto sublime no «Mosteiro de Emoções»
Um concerto intimista e romântico de música erudita foi protagonizado no dia 24 de junho, pelo Quarteto Orpheu, neste que foi o primeiro de três Concertos Rápidos no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, iniciativa integrada no programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’. Num espaço magnífico do Mosteiro, o Quarteto proporcionou a audição de algumas das grandes peças do repertório clássico e contemporâneo de música erudita.
Marcaram presença neste evento os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves e Eng. Joaquim Barreto, respetivamente, os vereadores Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, entre outros convidados e público em geral.

A solo e em quarteto os jovens músicos interpretaram obras de Beethoven, Wieniawski, Schumann e Bach. Este último Johann Sebastian Bach, que nasceu a 21 de março de 1685, e numa apreciação contemporânea é tido como o maior nome da música barroca e muitos o consideram como o maior compositor de todos os tempos.

André Reis, João Tomás, Mariana Fernandes e Rita Moutinho são jovens músicos das Orquestras ARTAVE, APROARTE e Jovem Orquestra Portuguesa.

Estes quatro jovens têm atuado nas mais diversas salas do país e até do estrangeiro, da Casa das Artes ao CC Vila Flor, Casa da Música, Centro Cultural de Belém, KONZERTHAUS em Berlim, e atuado sob a direção de maestros como Pedro Carneiro, Emílio de César, Maxime Tortelier, Peter Askim, David Bruchez-Lalli, Pedro Andrade, Christopher Millet, Benoit Fromanger, Otávio Más-Arocas., entre outros.

De salientar que o segundo concerto rápido no âmbito do programa ‘Mosteiro de Emoções’ está agendado para 4 agosto, às 21h30, na Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto com o Projeto Aline Acoustic que proporcionará um espetáculo acústico para vários recetivos eventos musicais. Com aderência a estilos de música versátil, tais como Rock, Blues, Jazz e Pop, AlineAcustic constitui um concerto que permite aos seus espectadores relembrar não só grandes hits da atualidade como viajar no tempo com a melodia dos anos 60 e 80 e 90. Alineacustic é uma banda de duo (voz e guitarra), que surpreende com a sua forma invulgar de interpretação e a versatilidade do seu repertório.

O terceiro concerto rápido está previsto para 10 outubro e será anunciado brevemente.
Scroll