Conteúdo

Município de Cabeceiras de Basto assinalou Dia da Europa

Dia da Europa marca a apresentação da Declaração de Schuman

9 de maio, 2018
Município de Cabeceiras de Basto assinalou Dia da Europa
O Município de Cabeceiras de Basto associou-se às comemorações do Dia da Europa que se celebram hoje, dia 9 de maio. Para assinalar esta data, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado do vereador Eng. Pedro Sousa e de chefes de divisão, hasteou esta manhã a bandeira da Europa no edifício dos Paços do Concelho.
O Dia da Europa marca a apresentação da Declaração de Schuman, em 1950, que propunha a criação de uma Comunidade do Carvão e do Aço Europeia, precursora da atual União Europeia.

Neste ano de 2018 assinala-se o Ano Europeu do Património Cultural, onde serão evidenciadas a riqueza e a diversidade do património cultural europeu – tanto ao nível da União Europeia, como ao nível nacional, regional e local.

Sob o lema ‘Património: onde o passado encontra o futuro’ o “Ano Europeu do Património Cultural pretende incentivar mais pessoas a descobrir e explorar o património cultural da Europa e reforçar o sentimento de pertença a um espaço europeu comum”.

Tal como preconiza o Ano Europeu do Património Cultural, também o Município de Cabeceiras de Basto – que tem em marcha até 2019 o programa ‘Mosteiro de Emoções’ – espera atrair cada vez mais visitantes, colocando em evidência o Mosteiro de S. Miguel de Refojos – o NOSSO MOSTEIRO – monumento beneditino de caráter excecional, que esperamos, futuramente, ver incluído na Lista Indicativa de Portugal ao Património Cultural da Humanidade da UNESCO.

Até julho de 2019, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto dinamizará, assim, uma série de iniciativas e eventos que permitirão às pessoas aproximarem-se do nosso património cultural que tem um valor universal quer para os munícipes, em particular, quer para as comunidades, no geral.
Scroll