Lavoura à moda antiga em Dia do Trabalhador
Em setembro nas Festas de S. Miguel o milho será desfolhado à moda do Minho
2 de maio, 2018
Realizou-se ontem, dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, uma lavoura à moda antiga na Quinta da Portela, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela Basto Vida que contou com a colaboração da GNR. O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, participou no certame, bem como os vereadores Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, presidentes de Junta de Freguesia, entre outros autarcas, e público em geral.
Na Lavoura Tradicional participaram também os utentes dos Espaços de Convívio e Lazer do concelho, num verdadeiro convívio intergeracional onde foram revividos e recriados os trabalhos de outrora, dando a conhecer aos mais novos a atividade rural dos nossos antepassados.
Os ‘lavradores’ desbravaram a terra com o apoio de três juntas de gado maronês, preparando-a para o cultivo do milho.
A meio da manhã, os participantes degustaram o pequeno-almoço composto por pataniscas, tremoços, azeitonas, figos e doces, seguindo-se a sementeira do milho que será doravante regado, sachado e tratado, para que em setembro, por altura das Festas de S. Miguel, seja desfolhado à moda do Minho.
A jornada, animada por vários grupos de concertinas do concelho, terminou com um almoço-convívio na Quinta da Portela.
A lavoura à moda antiga proporcionou, assim, aos Cabeceirenses e a todos os visitantes uma jornada campestre onde imperou o ambiente de festa e de boa disposição.