Dia Internacional de Monumentos e Sítios celebrado na Casa da Lã
Iniciativa envolveu as Mulheres de Bucos, crianças do Jardim de Infância e outros visitantes
18 de abril, 2018
A Câmara Municipal, através do Museu das Terras de Basto, associou-se dia 18 de abril, à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios promovida pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com a ICOMOS Portugal. A iniciativa decorreu na Casa da Lã, um dos quatro núcleos que integram o Museu das Terras de Basto, onde os visitantes puderam participar na atividade ‘Mulheres de Bucos: conversas e lãs em dia...’.
Esta manhã, as crianças do Jardim de Infância de Bucos estiveram na Casa da Lã a assistir à execução de diversos trabalhos em lã efetuados pelas mulheres de Bucos que, na oportunidade contaram as suas histórias e partilharam experiências e memórias.
Durante a tarde, as Mulheres de Bucos estiveram a trabalhar e receberam outros visitantes neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, cuja celebração pretendeu salvaguardar a herança cultural, reforçar os laços identitários e fomentar o diálogo entre a tradição e o progresso.
Cabeceiras de Basto celebrou, assim, este Dia Internacional dos Monumentos e Sítios num núcleo museológico ‘vivo’, onde o visitante, para além de ver o espólio exposto, pode apreciar a arte de trabalhar a lã ao vivo que as Mulheres de Bucos partilham com mestria e sabedoria.