Câmara Municipal continua a investir no sistema de abastecimento de água
Mais e melhor água
23 de fevereiro, 2018
A Câmara Municipal tem vindo, desde o início do ano, a realizar trabalhos de manutenção nos sistemas de abastecimento público de água ao domicílio, centrando intervenções muito significativas nas últimas semanas nos sistemas de Moimenta (Cavez), Basto (Sta. Senhorinha), Vilela, Leiradas, Eiró (Riodouro), Abadim, Cabeceiras de Basto (São Nicolau), Faia, Cancela, Chacim, Porto de Foz (Refojos, Outeiro e Painzela), Vilar (Gondiães e Vilar de Cunhas).
Os trabalhos têm consistido na manutenção das origens de água, desmatação de perímetros das captações, limpeza de reservatórios, manutenção e pinturas dos edifícios de apoio.
As obras de conservação em curso que estão a ser feitas gradualmente em todas as captações do concelho têm como objetivo assegurar uma maior quantidade e qualidade de água fornecida às populações, melhorando-se igualmente a qualidade do serviço prestado.
O investimento na modernização permanente dos sistemas de abastecimento de água potável vai continuar durante este ano de 2018, privilegiando-se a limpeza de perímetros, caminhos de acesso, reforço de caudais, manutenção dos reservatórios, incluindo a beneficiação das condutas adutoras.
No último ano e meio, o Município de Cabeceiras de Basto investiu, em intervenções desta natureza, como a melhoria e reforço das captações de água, bem como a beneficiação e reparação de reservatórios e das respetivas condutas cerca de 300 mil euros.