Abre ao público na próxima sexta-feira, dia 9 de fevereiro, pelas 17h00, a 22ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal que conta com a presença de 80 produtores/expositores. Nesta edição 2018 do certame que decorre de 9 a 12 de fevereiro, no Pavilhão Desportivo de Refojos, esperamos receber a visita de milhares de pessoas.
O certame tem como objetivos dinamizar a economia do concelho, contribuir/promover o consumo dos produtos regionais e tradicionais, criar sinergias entre produtores do concelho e novos atores sociais, bem como valorizar o porco bísaro que é um recurso endógeno.
Marcarão presença neste certame cerca de 80 produtores/expositores, sendo 45 produtores de fumeiro, dos quais 13 são produtores de Cabeceiras de Basto, outros 30 expositores de produtos locais e, ainda, duas associações locais. Fumeiro, vinhos verdes, compotas e licores, ervas aromáticas, mel, azeite, queijo, doces tradicionais (cavacas, outros), artesanato, produtos da terra (hortícolas, frutas, broa…) são alguns dos produtos presentes nesta Festa da Orelheira e do Fumeiro que será animada por grupos musicais locais e regionais.
Do programa destaca-se a apresentação da comédia ‘Há Fumeiro. E Dinheiro?’ pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), na noite de sexta-feira, e ainda o tradicional leilão de orelheiras, na tarde de domingo, que anualmente atrai numeroso público ao recinto da festa.
No Pavilhão Desportivo de Refojos será também promovida a Tasquinha, onde o visitante terá a possibilidade de degustar os produtos de fumeiro e apreciar a gastronomia local.
Em 2018 a organização deste certame espera uma comercialização de cerca de 15 toneladas de fumeiro, atingindo um volume de negócios na ordem dos 150 mil euros.
O Carnaval das Escolas integra o programa da Festa da Orelheira e do Fumeiro. De manhã, a partir das 10h00, o desfile das crianças e jovens acontece na vila do Arco de Baúlhe e à tarde, pelas 14h30, sai à rua o cortejo no centro da vila de Cabeceiras de Basto. O entusiasmo estará ao rubro.
Cabeceiras de Basto viverá, assim, quatro dias de grande azáfama e animação com a venda de produtos locais associada à alegria dos cantadores ao desafio, tocadores de concertina, entre outras atuações de grupos locais e regionais.
Clique para consultar o programa...