Fábrica de estofagem de volantes inaugurada em Cabeceiras de Basto
Empresa conta com mais de 60 trabalhadores quase na sua totalidade jovens do concelho
18 de dezembro, 2017
O Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, visitou no sábado, 16 de dezembro, a fábrica de estofagem de volantes ‘EstofaBasto’ no momento da sua inauguração. Acompanharam o Secretário de Estado, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Francisco Alves e Eng. Joaquim Barreto, os vereadores Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, presidentes de Junta de Freguesia, entre outras individualidades e convidados.
Constituída em junho de 2017, a EstofaBasto Lda. é uma sociedade por quotas que se dedica à estofagem de volantes e cuja produção atual atinge os 220 volantes por dia. A empresa conta com mais de 60 trabalhadores, quase na sua totalidade jovens do concelho Cabeceirense alguns que concluíram já a formação específica e outros que continuam a tê-la através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), formação de capacitação para a atividade, praticamente artesanal, de estofagem de volantes.
A EstofaBasto surgiu para dar resposta às necessidades da multinacional ZF/TRW, com sede em Vila Nova de Cerveira, que necessitava de parceiros para a produção (estofagem) de volantes de automóvel. Assim nasceu a EstofaBasto que alugou instalações no Parque Industrial da Ranha, na freguesia de Abadim, onde labora desde junho deste ano.
Durante a visita à empresa, o Secretário de Estado Paulo Ferreira enalteceu a capacidade empreendedora dos sócios da EstofaBasto que procurou especializar-se na estofagem de componentes automóvel, dando um impulso ao emprego jovem na região.
Os autarcas do Município, elogiando o empenho e a vontade dos empreendedores Cabeceirenses que abraçaram uma indústria inovadora no concelho e muito exigente que se destacará pela qualidade e pelo nível de produtividade, fizeram votos de sucessos à empresa, desejando que possa crescer em dimensão e volume de negócios, destacando e enaltecendo também a confiança depositada pela multinacional em Cabeceiras de Basto e nos Cabeceirenses.
O diretor da multinacional ZF/TRW, Jorge Castro, por sua vez, felicitou os jovens empresários Cabeceirenses desejando-lhes sorte e sucesso para o futuro, desafiando os trabalhadores desta empresa a aproveitarem esta oportunidade de trabalho na sua terra.
De referir que esta empresa tem um potencial de crescimento expectável, no médio prazo, que poderá atingir os 170 trabalhadores.
Durante a passagem por Cabeceiras de Basto, onde foi recebido no edifício dos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal e onde assinou o livro de honra, o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio visitou também o Mercadinho de Natal, na Praça da República, iniciativa que se destacou este fim de semana do programa de Natal do Município ‘Cabeceiras de Basto: um lugar mágico’ que decorre até janeiro.
Durante a visita ao Mercadinho, a comitiva assistiu à bela atuação de alguns dos alunos da Academia de Música de Cabeceiras de Basto e de músicos da Banda Cabeceirense.