Centro de Teatro distribuiu afetos aos avós e netos
Dia dos Avós comemorado na antiga escola de Busteliberne
27 de julho, 2017
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, esteve esta tarde, dia 26 de julho, presente na comemoração do Dia dos Avós que decorreu na antiga Escola Primária de Busteliberne, na freguesia de Cabeceiras de Basto. A festa foi animada pelos jovens atores do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB) com danças, música, contos e muitos afetos à mistura.
A plateia foi presenteada com um pequeno excerto da divertida comédia ‘A Morgadinha de Val D’Amores’ de Camilo Castelo Branco, peça que será apresentada ao público na noite do próximo sábado, 29 de julho, durante o Passeio Literário que terá como cenário a emblemática Praça da República, em pleno centro da vila de Cabeceiras de Basto.
Acompanharam o presidente da Câmara neste evento o vereador Alfredo Magalhães e o tesoureiro da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto, Vasconcelos Pereira.
A iniciativa levada a efeito sob o mote ‘Avós, Netos e Afetos’ juntou naquela antiga escola residentes da aldeia, utentes dos Espaços de Convívio e Lazer de Cabeceiras de Basto e de Abadim, bem como as crianças que frequentam as Férias de Verão promovidas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto (CPCJ).
Neste ano de 2017 a antiga Escola Primária da Aldeia de Busteliberne acolheu a celebração do Dia dos Avós, iniciativa de afeto e proximidade que fomentou o convívio intergeracional no seio da comunidade, neste dia dedicado aos avós que são ‘abraçados’ pela Comissão de Proteção de Pessoas Idosas de Cabeceiras de Basto (CMPPICB). A festa teve como objetivo homenagear e agradecer toda a consideração e carinho que os avós dão aos netos.
A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Comissão de Proteção de Pessoas Idosas de Cabeceiras de Basto, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto e Centro de Teatro, em colaboração com a Junta de Cabeceiras de Basto e com a Polícia Municipal que também se associou ao evento com o objetivo de sensibilizar e promover a segurança mas também o bem-estar da população mais idosa presente nesta iniciativa e em situação de maior vulnerabilidade social, recorrendo à distribuição de panfletos e cartões com contactos úteis.
Marcou também presença o presidente do Lions de Cabeceiras de Basto, clube que tem colaborado com a Comissão de Proteção de Pessoas Idosas de Cabeceiras de Basto.
No final da atividade foi entregue uma lembrança e distribuído um lanche a todos os participantes.