Cabeceiras de Basto recebe Seminário Final ‘Ter Ideias para Mudar o Mundo’
Dinamizado pela CIM do Ave e Associação Coração Delta
3 de julho, 2017
A Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto acolhe ao longo do dia de hoje, 1 de julho, o Seminário Final ‘Ter Ideias para Mudar o Mundo’ implementado pela CIM do Ave a nível intermunicipal, em parceira com a Associação Coração Delta, e que possibilitou o envolvimento de mais de 100 crianças em 14 projetos de educação para o empreendedorismo. O projeto ‘Ter Ideias para Mudar o Mundo’ é direcionado a crianças dos 3 aos 12 anos.
Permitiu desenvolver nos mais novos um conjunto de competências transversais como o espírito de iniciativa e de trabalho em equipa, a liderança e a resiliência, entre outras, e que necessariamente contribuirão para o seu desenvolvimento integral com reflexos positivos no seu desempenho.
O seminário final que decorre hoje em Cabeceiras de Basto representa o culminar de várias fases de implementação do programa de Educação para o Empreendedorismo na Educação Pré- Escolar, que está a ser desenvolvido nos diversos municípios da CIM do Ave, no âmbito do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave – Rede de Educação para o Empreendedorismo e que pretende essencialmente estimular, desde muito cedo, a capacidade das crianças terem ideias, de as projetarem e de as construírem de forma partilhada e em equipa, sendo empreendedores.
Durante a sessão de abertura usaram da palavra o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, e o secretário executivo da CIM do Ave, Eng. Gabriel Pontes.
Nesta iniciativa marcaram também presença o Deputado da Assembleia Intermunicipal, Dr. António Magalhães, o vereador Alfredo Magalhães, representantes do Centro Educativo Alice Babeiro e da Associação Coração Delta do Grupo Delta Cafés, diretores dos Agrupamentos de Escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social, técnicos municipais, pais, educadores e professores.
Na sua intervenção e depois de cumprimentar a plateia repleta de crianças, o presidente da Câmara Municipal disse: “é um orgulho para mim, enquanto Presidente da Câmara e enquanto Cabeceirense, ver aqui hoje tantos meninos e meninas com tantas ideias para mudar o mundo. Felicito, por isso, a Comunidade Intermunicipal do Ave e a Associação Coração Delta por terem dinamizado tão importante iniciativa que culmina hoje com a apresentação dos diversos projetos educativos realizados nas escolas dos Municípios da NUT III Ave com o objetivo de incutir o sentido empreendedor junto dos mais novos. E serão certamente muitas e diferentes as ideias das nossas crianças para mudar o mundo, um mundo que queremos mais humano e solidário, mais verde, mais saudável, mais fraterno”.
Deixando uma palavra “muito especial para as crianças, educadoras e professoras do Centro Social de Cabeceiras de Basto e da Escola do Arco de Baúlhe pelo trabalho e empenho neste projeto que irá certamente marcar a diferença no nosso concelho”, Francisco Alves desejou um bom dia de trabalho a todos, dando os parabéns à CIM do Ave e à Associação Coração Delta do Grupo Delta Cafés pela implementação do projeto ‘Ter Ideias para Mudar o Mundo’.
Por seu turno, o secretário executivo da CIM do Ave, Eng. Gabriel Pontes, agradecendo também a presença de todos, realçou a importância e a abrangência do projeto ‘Ter Ideias para Mudar o Mundo’. “Pretendemos estimular esta prática do empreendedorismo nos mais novos”, sublinhou Gabriel Pontes, afirmando ser “muito bonito ver os alunos, pais, professores e dirigentes a trabalhar em conjunto”, considerando este trabalho como um “exemplo a seguir”.
Depois da sessão de abertura foi apresentado o projeto da turma B1 do 1º ano da Escola Básica do Arco de Baúlhe, liderado pela professora Ricardina Silva. ‘O Arco das Letras’ foi o tema do trabalho das 26 crianças que compilaram todas as suas ideias num livro.
De referir que a este projeto ‘Ter Ideias para Mudar o Mundo’ concorreram quatro turmas/salas da Escola Básica do Arco de Baúlhe e do Centro Social de Cabeceiras de Basto.
Durante esta tarde serão, assim, apresentados mais três projetos de Cabeceiras de Basto, um da Escola do Arco de Baúlhe e mais dois do Centro Social.
Após a sessão de encerramento, prevista para as 15h30, decorrerá uma visita aos projetos desenvolvidos em contexto educativo nos Municípios da NUT III Ave.