Dia Mundial da Criança celebrado com a peça teatral «O senhor do seu nariz»
Participaram 967 crianças de Caceceiras de Basto nas comemorações
2 de junho, 2017
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto promoveu no dia 1 de junho, no Auditório da Casa da Juventude, o espetáculo de teatro ‘O senhor do seu nariz’ para celebrar o Dia Mundial da Criança, proporcionando aos petizes a fruição de um dia animado, recheado de muita alegria, com bom humor e boa disposição à mistura.
‘O senhor do seu nariz’ do escritor Álvaro de Magalhães conta a história de um rapaz que foi enfeitiçado por uma fada, carregando desde nascença um nariz do tamanho de um chouriço. Esta aventura mostra-nos como esse rapaz transforma o seu defeito numa virtude, tornando-se assim, num grande herói.
Esta é uma obra recomendada pelas Metas Curriculares de Português para o 3º ano de escolaridade, tendo sido apresentada pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), em quatro sessões, duas no período da manhã e duas no período da tarde.
De salientar que nesta comemoração do Dia Mundial da Criança em Cabeceiras de Basto participaram 967 crianças, 862 provenientes dos jardins de infância e escolas básicas do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e ainda 105 meninos e meninas do Centro Social de Cabeceiras de Basto.
No final de cada sessão foi oferecido a cada criança uma pequena lembrança e um lanche como forma de assinalar esta data.
O dia das crianças é reconhecido em várias nações ao redor do mundo para homenagear as crianças, cuja data efetiva de comemoração varia de país para país. Foi proclamado pela primeira vez durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança em Genebra em 1925, sendo celebrado, desde então, o Dia Internacional da Criança a 1 de junho, adotado em países como Portugal, Angola e Moçambique.
A ONU – Organização das Nações Unidas reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.