Cabeceiras entrou no ritmo do WRC Vodafone Rally de Portugal
Câmara Municipal felicita o campeão e a dupla Cabeceirense
22 de maio, 2017
Cabeceiras entrou em grande no WRC Vodafone Rally de Portugal. Depois de anos de ausência, voltamos a receber o maior espetáculo do desporto automóvel e os resultados são positivos e gratificantes. Os Cabeceirenses entraram com o ‘pé direito’ no ritmo deste WRC Vodafone Rally de Portugal que contou com a participação do piloto Hélder Miranda e do navegador Rui Teixeira, dupla cabeceirense que fez furor na prova a contar para o Campeonato Nacional de Ralis.
O piloto francês Sébastien Ogier foi o grande vencedor do WRC Vodafone Rally de Portugal.
De salientar que a realização da prova em Cabeceiras de Basto foi possível graças às diligências que a Câmara Municipal fez junto do Automóvel Clube de Portugal (ACP) e da avaliação que os seus responsáveis fizeram em Cabeceiras de Basto das boas condições para a realização de um troço que foi sobejamente elogiado pelos pilotos nacionais mas também pelos pilotos internacionais que estiveram pela primeira vez no troço de Cabeceiras e Basto.
Ott Tanak foi o vencedor da primeira etapa da classificativa de Cabeceiras de Basto (SS 11 – Cabeceiras de Basto 1) e Sébastien Ogier o primeiro classificado da segunda etapa (SS 14 – Cabeceiras de Basto 2), este último o piloto que se viria a sagrar-se Campeão do WRC Vodafone Rally de Portugal, o que acontece pela primeira vez no norte do país mas pela quinta vez em território nacional.
O Cabeceirense Hélder Miranda chegou ao final com uma boa prestação, alcançando o 40º lugar no WRC, tendo sido considerado o melhor português em 2 rodas motrizes. A dupla Cabeceirense classificou-se em 3º lugar no WRC3 RC4, em 6º lugar no CNR e em 2º lugar no CNR RC4.
Ao volante de um Citroen C2 R2 Max, 190 cv, o piloto Hélder Miranda e o navegador Rui Teixeira fizeram, assim, a sua estreia no Rally de Portugal com duas passagens por Cabeceiras de Basto, um troço com 22,3 km considerado por muitos uma classificativa de grande “acessibilidade, espetacularidade e visibilidade”.
As potentes ‘máquinas’ e os melhores pilotos do mundo percorreram, assim, as estradas da Serra da Cabreira, entre as freguesias de Bucos e de Cabeceiras de Basto, deixando elogios ao troço e às condições que encontraram em Cabeceiras de Basto.
A Câmara Municipal congratula-se e orgulha-se por ter acolhido a maior prova do automobilismo português que trouxe muitos milhares de aficionados do desporto automóvel ao troço de Cabeceiras de Basto.
A Câmara Municipal felicita o grande vencedor do Rally 2017, Sébastien Ogier, e a dupla Cabeceirense Hélder Miranda e Rui Teixeira pela sua magnífica prestação, conseguida com muito empenho, trabalho e dedicação, o que lhes permitiu alcançar resultados muito positivos, marcando o nome de Cabeceiras de Basto no trilho do Rally de Portugal.
A Câmara Municipal deixa também o seu agradecimento o todos os que estiveram envolvidos na organização deste evento maior do automobilismo português, em especial ao ACP que confiou na autarquia e na sua capacidade de cooperar com a organização na concretização desta exigente prova internacional.
Por último, a Câmara Municipal deixa um reconhecimento público e um louvor a todos os que marcaram presença ao longo da classificativa pelo enorme civismo que demonstraram no cumprimento das regras de segurança e das regras ambientais que uma prova deste tipo sempre impõe. Na verdade, as Zonas Espetáculo foram dotadas de instalações sanitárias e ecopontos que melhoraram as condições e deram mais conforto a todos os espetadores.
Emoção, espetáculo, destreza e muita adrenalina marcaram, desta forma, o regresso do Rally a Cabeceiras de Basto neste WRC Vodafone Rally de Portugal, onde se viveu um “ambiente único”, palavras do campeão Sébastien Ogier.