IBERDROLA financia projetos e obras em Cabeceiras de Basto
Barragem de Daivões
23 de março, 2017
Na sequência do lançamento do Plano Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico, lançado em 2008 pelo Governo Português, a IBERDROLA celebrou com o Estado, em 2014, o contrato de concessão para a construção dos Aproveitamentos Hidroelétricos de Gouvães, Alto Tâmega e Daivões.
A Declaração de Impacto Ambiental condicionou a concretização destes projetos ao estabelecimento de um Plano de Ação de promoção do desenvolvimento económico, social e cultural da bacia do Tâmega. Essa Declaração determinou também que a IBERDROLA viabilizasse o funcionamento da Pista de Pesca Desportiva de Cavez a jusante da Barragem de Daivões.
Em 2015, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a IBERDROLA, depois de longas negociações que confirmaram a viabilização da Pista de Pesca após a construção da Barragem, assinaram um protocolo que visa a concretização das ações previstas no Plano de Ação como medidas de compensação e de minimização previstas na referida Declaração de Impacto Ambiental. Dando cumprimento ao protocolo a IBERDROLA transferiu, entretanto, para o Município de Cabeceiras de Basto o montante de 167,5 mil euros que financiaram projetos e obras no concelho de Cabeceiras de Basto, realizadas no ano de 2016.
O projeto e as obras iniciais da renaturalização das margens do Rio Peio, na Ranha, espaço vulgarmente conhecido por praia da Ranha, o projeto e as obras do Centro Urbano de Cavez, mais concretamente do novo arruamento do Pedral, na vila de Cavez, e a beneficiação dos sistemas de abastecimento público de água à freguesia de Cavez, designadamente reforço das captações, instalação de novas condutas e beneficiação de reservatório em Moimenta, reforço das captações para abastecimento à aldeia de Arosa e, ainda, a reparação do reservatório da Reboriça e a beneficiação do sistema de bombagem da respetiva captação, foram as intervenções que beneficiaram das comparticipações financeiras da IBERDROLA.
No próximo dia 29 de março, pelas 18h00, a IBERDROLA vai realizar, na Casa do Tempo, uma sessão de apresentação das obras para 2017, sessão para a qual são convidados os autarcas e a população em geral.