Conteúdo

IBERDROLA financia projetos e obras em Cabeceiras de Basto

Barragem de Daivões

23 de março, 2017
Novo arruamento em Cavez - obra cofinanciada pela IBERDROLA
Na sequência do lançamento do Plano Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico, lançado em 2008 pelo Governo Português, a IBERDROLA celebrou com o Estado, em 2014, o contrato de concessão para a construção dos Aproveitamentos Hidroelétricos de Gouvães, Alto Tâmega e Daivões.
A Declaração de Impacto Ambiental condicionou a concretização destes projetos ao estabelecimento de um Plano de Ação de promoção do desenvolvimento económico, social e cultural da bacia do Tâmega. Essa Declaração determinou também que a IBERDROLA viabilizasse o funcionamento da Pista de Pesca Desportiva de Cavez a jusante da Barragem de Daivões.

Em 2015, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a IBERDROLA, depois de longas negociações que confirmaram a viabilização da Pista de Pesca após a construção da Barragem, assinaram um protocolo que visa a concretização das ações previstas no Plano de Ação como medidas de compensação e de minimização previstas na referida Declaração de Impacto Ambiental. Dando cumprimento ao protocolo a IBERDROLA transferiu, entretanto, para o Município de Cabeceiras de Basto o montante de 167,5 mil euros que financiaram projetos e obras no concelho de Cabeceiras de Basto, realizadas no ano de 2016.

O projeto e as obras iniciais da renaturalização das margens do Rio Peio, na Ranha, espaço vulgarmente conhecido por praia da Ranha, o projeto e as obras do Centro Urbano de Cavez, mais concretamente do novo arruamento do Pedral, na vila de Cavez, e a beneficiação dos sistemas de abastecimento público de água à freguesia de Cavez, designadamente reforço das captações, instalação de novas condutas e beneficiação de reservatório em Moimenta, reforço das captações para abastecimento à aldeia de Arosa e, ainda, a reparação do reservatório da Reboriça e a beneficiação do sistema de bombagem da respetiva captação, foram as intervenções que beneficiaram das comparticipações financeiras da IBERDROLA.

No próximo dia 29 de março, pelas 18h00, a IBERDROLA vai realizar, na Casa do Tempo, uma sessão de apresentação das obras para 2017, sessão para a qual são convidados os autarcas e a população em geral.
Scroll