Centro Escolar: teste final garante condições de segurança
Escola reabre quarta-feira, dia 22 de março
21 de março, 2017
Tal como tínhamos anunciado, o Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos reabre dia 22 de março, depois de ter sido efetuado ao longo do dia de hoje um teste final em carga do sistema elétrico, como se escola estivesse em pleno funcionamento mas sem alunos, para aferição das condições de segurança.
Verificou-se que estão reunidas as condições para o seu funcionamento, com toda a normalidade, pelo que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, com base em todos os pareceres técnicos obtidos, informou a direção do Agrupamento de Escolas de que pode reabrir.
Note-se que o encerramento da escola, desde a passada sexta-feira, dia 17 de março, ficou a dever-se à ocorrência de curtos-circuitos em algumas tomadas elétricas que provocaram um foco de incêndio numa arrecadação do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, na passada quinta-feira à tarde. Durante o dia de ontem, os técnicos do IEP - Instituto Eletrotécnico Português e da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto fizeram testes, avaliações e revisão geral a todo o sistema elétrico da escola que culminaram com o teste final realizado hoje para garantia de que tudo funcionava dentro da normalidade.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto lamenta o transtorno causado e agradece a compreensão de toda a comunidade educativa – professores, funcionários, pais e alunos – mas não poderia ter sido de outra forma, uma vez que a segurança é uma prioridade.
O Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos é uma escola que integra a educação pré-escolar e o 1º ciclo, foi inaugurada em 2009, e tem atualmente cerca de 400 crianças em atividade letiva.