Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos deverá abrir na quarta-feira
Teste final em carga obriga a encerramento de Escola por mais um dia
20 de março, 2017
Na sequência da ocorrência de curtos-circuitos em algumas tomadas elétricas que provocaram um foco de incêndio numa arrecadação do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, na passada quinta-feira, dia 16 de março, este estabelecimento de ensino, por questões de segurança, está encerrado desde sexta-feira.
Durante o dia de hoje, 20 de março, os técnicos do IEP - Instituto Eletrotécnico Português e da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto fizeram testes, avaliações e revisão geral a todo o sistema elétrico da escola. Apesar do relatório do IEP só ficar pronto amanhã, concluiu-se, desde já, pela necessidade de fazer um teste final em carga nas próximas 24 horas, como se escola estivesse em pleno funcionamento mas sem alunos, para aferição das condições de segurança.
Para além dos referidos trabalhos, procedeu-se ao longo do dia de hoje à substituição integral de todos os cabos amovíveis de alimentação dos equipamentos elétricos e eletrónicos por extensões de marca certificada, bem como a reapertos e limpezas de manutenção em todos os quadros elétricos, aguardando-se naturalmente aquele teste final, de amanhã, para confirmação de que tudo se encontra dentro da normalidade.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto lamenta o transtorno causado mas justifica o encerramento daquele Centro Escolar por mais um dia, com a necessidade de garantir a máxima segurança das crianças, professores e funcionários, pois, quanto à segurança, determina tolerância zero.
De referir que o Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos é uma escola que integra a educação pré-escolar e o 1º ciclo, foi inaugurada em 2009, e tem atualmente cerca de 400 crianças em atividade letiva.