Voto de Pesar pelo falecimento do antigo Presidente Dr. Mário Soares
Câmara Municipal aprova em reunião camarária
13 de janeiro, 2017
O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou esta manhã, dia 13 de janeiro, por unanimidade, durante a sua reunião camarária – a primeira depois da morte do antigo Presidente da República – um Voto de Pesar pelo falecimento do Dr. Mário Soares.
O Voto de Pesar apresenta o seguinte teor.
“Morreu no passado dia 7 de janeiro o Dr. Mário Soares, antigo Presidente da República, antigo primeiro-ministro, antigo ministro, fundador e secretário-geral do Partido Socialista.
Mário Soares foi um dos maiores políticos portugueses, um político com uma verdadeira estatura europeia e mundial.
Foi ao longo da sua vida, uma vida de verdadeiro serviço público, mais do que um lutador e um combatente pela liberdade, um dos maiores construtores do nosso regime democrático, regime que assegurou aos portugueses os direitos, as liberdades e as garantias que se encontram consagrados na Constituição da República.
Portugal perdeu uma figura maior da nossa democracia que marcou decisivamente a história do nosso país na segunda metade do século XX. Mário Soares esteve na luta contra a ditadura fascista, esteve na luta contra a tentativa de aprisionamento da liberdade e democracia, esteve na construção do regime democrático, esteve na adesão de Portugal à CEE.
Desapareceu um homem de convicções, um homem determinado e corajoso na defesa dos valores e ideais em que acreditou sempre, como a liberdade, a democracia, a solidariedade, a justiça social.
Foi, por isso, com enorme pesar que assistimos ao falecimento de Mário Soares uma figura insubstituível na história de Portugal.
A Câmara Municipal hoje reunida aprova um sentido voto de pesar pela morte do Dr. Mário Soares”.