Câmara procede a exploração de água para abastecimento a Celeirô
Obra insere-se na modernização dos sistemas de abastecimento de água
27 de outubro, 2016
Correspondendo a uma aspiração antiga dos residentes, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto procedeu a trabalhos de exploração de água para reforço de abastecimento domiciliário ao lugar de Celeirô, na freguesia de Cabeceiras de Basto, implicando a execução de nova captação para abastecimento de água à população.
As obras agora concluídas têm em vista a satisfação de uma necessidade básica da população de Celeirô, envolvendo a necessidade de realização de obras de pesquisa e exploração de água, com obtenção de melhores garantias de qualidade do serviço prestado pelo Município de Cabeceiras de Basto.
Os trabalhos visam, assim, a correção de insuficiências que se verificavam, especialmente devido à redução dos caudais da anterior captação e ao aumento do consumo de água que se tem vindo a verificar, impondo o reforço gradual, nos últimos anos, do sistema existente, com a colocação de um novo reservatório, de maior capacidade, possibilitando o reforço significativo da capacidade de armazenamento de água, aliado ainda à modernização do sistema de tratamento da água abastecida.
Esta obra insere-se no esforço de modernização permanente dos sistemas de abastecimento de água potável do concelho, nos quais a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem promovido forte investimento, nos últimos anos, em todas as freguesias, nas quais existiam sistemas de abastecimento de água com deficiências.
O investimento global no reforço e beneficiação da captação do sistema de abastecimento de água do lugar de Celeirô, ascende a valores próximos dos 5.000 euros.