Conteúdo

Grande produção do Centro de Teatro «A Primeira Viagem« junta um milhar

Nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos

21 de setembro, 2016
Grande produção do Centro de Teatro «A Primeira Viagem« junta um milhar nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Cerca de um milhar de pessoas assistiram ontem à noite, 20 de setembro, à brilhante encenação teatral ‘A Primeira Viagem’ levada ao palco pelos atores do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), numa noite calorosa em que o teatro foi ‘rei’ no arranque do programa das Festas de S. Miguel.
Apesar de ser uma terça-feira à noite, dia de semana, o elevado número de público presente demonstra bem o interesse dos Cabeceirenses por este projeto cultural que valoriza o teatro de comunidade, trazendo à cena muito da história local e das nossas gentes, em resultado de pesquisa e recolha que o próprio Centro de Teatro faz permanentemente.

Fazendo jus àquilo a que o público cabeceirense já está habituado, os atores pisaram o palco montado nos magníficos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, numa emocionante história inspirada no dia da inauguração da Estação Ferroviária do Arco de Baúlhe que contou a despedida de dois irmãos: António e Natália.

Um que queria partir e seguir o sonho de descobrir o mundo e a outra, sua irmã, que queria permanecer na terra a que pertence e não queria ver o seu irmão seguir naquela primeira viagem de comboio. Um espetáculo que mergulhou no tempo e viajou numa narrativa sobre festa e adeus, risos e lágrimas, chegadas e partidas… sobre um caminho-de-ferro que mudou a vida de muita gente.

Com texto de Neto Portela, um magnífico elenco composto por 40 pessoas – crianças, jovens e menos jovens – e a participação especial da Lira - Associação Amigos da Música, esta encenação teatral encantou e emocionou as cerca de mil pessoas que se juntaram nos Claustros do Mosteiro, em pleno centro da vila de Cabeceiras de Basto.

Esta foi, assim, mais uma extraordinária e inspiradora produção do Centro de Teatro que continua a marcar o vasto programa cultural do Município Cabeceirense. A primeira grande noite do programa das Festas de S. Miguel no dia em que foi aberto o Portal da Feira.

Organizado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, este espetáculo foi produzido pelo CTCMCB.
Scroll