Violento incêndio destruiu floresta em Cabeceiras de Basto
Presidente da Câmara acompanhou o evoluir do incêndio desde segunda-feira
1 de setembro, 2016
Mais de centena e meia de bombeiros combateram o incêndio florestal que deflagrou na madrugada de segunda-feira, 29 de agosto, na freguesia de Cavez, em Cabeceiras de Basto. Neste momento, os Bombeiros Voluntários Cabeceirenses estão no local para prevenir eventuais reacendimentos. No total arderam cerca de 400 hectares de mato e floresta, mas não se registaram quaisquer danos nem em habitações, nem nas vinhas ou olivais.
No local estiveram mais de 10 corporações de bombeiros, apoiados por 50 viaturas terrestres e sete meios aéreos.
O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhou o evoluir do incêndio desde segunda-feira, mantendo-se em contacto permanente quer com o responsável pelo Gabinete Técnico Florestal, Eng. Luís Freitas, quer com o Comandante Operacional Municipal, Duarte Ribeiro, que se mantiveram em permanência no ‘teatro de operações’.
Ontem, dia 31 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal, acompanhado do vereador Alfredo Magalhães, deslocou-se ao local, para se inteirar da situação.
A Câmara Municipal agradece aos Bombeiros Cabeceirenses e a todas as restantes Corporações que participaram no combate a este grave incêndio, registando com satisfação o esforço na proteção aos bens mais importantes como são as casas e outros haveres das populações locais.
Agradece igualmente à Proteção Civil Municipal, Distrital e Nacional pelo empenho na organização deste combate.
Agradece também aos técnicos do ICNF, ao Gabinete Técnico Florestal, à GNR e aos Sapadores envolvidos.
Agradece ainda a todas as restantes pessoas e entidades que de alguma forma contribuíram para o combate a um incêndio devastador de tantos hectares de território.
Para todos o NOSSO MUITO OBRIGADO.