Beneficiação de acessos e limpeza de captações de abastecimento de água
Futuramente Câmara Municipal pretende reforçar e beneficiar a capacidade de captação das nascentes
31 de agosto, 2016
Atendendo à necessidade de assegurar o abastecimento de água em qualidade e quantidade nas freguesias, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto está a desenvolver trabalhos de beneficiação de captações de água para abastecimento domiciliário nas freguesias, incluindo limpeza de acessos e desmatação da envolvente das nascentes.
Ainda que na freguesia de Basto não se tenham vindo a registar, até ao momento, falhas de água graves e sistemáticas no abastecimento às habitações, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto desenvolve ações preventivas, tendo em vista melhorar as condições sanitárias e de acesso às origens de água que servem as populações, procurando tirar o máximo de produtividade das mesmas.
Atenta às dificuldades na disponibilidade de água neste período seco do ano, agravadas pela pouca precipitação, com redução significativa dos caudais de muitas das captações de água do concelho, associado ao aumento de consumo neste período de verão, a Câmara Municipal, nesta primeira fase, está a desenvolver ações preventivas de melhoria das origens de água nesta freguesia como nas restantes, tanto na vertente da captação como das condições sanitárias das mesmas.
Numa segunda fase, para 2017, pretende a Câmara Municipal reforçar e beneficiar a capacidade de captação das nascentes que abastecem esta freguesia, incluindo também a reparação do atual reservatório.
Estes trabalhos surgem também na sequência de outros trabalhos que foram já feitos e estão ainda previstos para os sistemas de abastecimento de outras freguesias, prevendo-se reforçar a captação que abastece o lugar de Celeirô, freguesia de Cabeceiras de Basto e lugar de Moimenta, freguesia de Cavez.
Refira-se que nos últimos anos foram realizados trabalhos de reforço das redes de abastecimento de água na freguesia de Basto com colocação de novo sistema de tratamento de água, por recurso a painéis solares, no reservatório da Tarímbola, incluindo a impermeabilização interior do reservatório.
Em complemento, obras realizadas pela Câmara Municipal, nos últimos anos, permitiram que uma área considerável desta freguesia fosse abastecida pelo sistema em ‘alta’ do reservatório de grande capacidade de Paçô, proveniente da adutora de Cabeceiras de Basto, refletindo-se numa maior qualidade e quantidade da água abastecida nesta freguesia.