Conteúdo

Ulmeiros da Praça da República sofrem de ataque severo

Técnico especialista realizará diagnóstico e proposta de solução para o problema

16 de junho, 2016
Ulmeiros da Praça da República sofrem de ataque severo
Os ulmeiros, bonitas árvores que formam autênticos chapéus de sombra que se encontram há longos anos nos jardins da Praça da República, foram vítimas de uma doença ou praga que poderá levá-las à morte. Há sensivelmente três anos atrás morreu o olmeiro maior e mais antigo da praça. No ano seguinte morreu mais um, e no ano passado um outro foi vítima da mesma doença ou praga. Foram entretanto substituídos por novas árvores.
Infelizmente, este ano, dos 10 ulmeiros existentes, há já sete árvores com sinais evidentes do ataque fulminante desta doença ou praga.

Esta situação preocupa a Câmara Municipal que de imediato e através do seu Gabinete Técnico Florestal solicitou a colaboração da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte que irá enviar a Cabeceiras de Basto um técnico especialista, tendo em vista a realização do diagnóstico e proposta de solução para tão grave problema.

É para a Câmara Municipal e para os Cabeceirenses uma enorme tristeza ver tantas e tão bonitas árvores sofrerem deste mal. Esperamos que possam ainda ser reabilitadas. Se tal não for possível a certeza de que serão, na devida altura, substituídas por outras da mesma espécie.
Scroll