Conteúdo

Presidente da Câmara visitou obras do arranjo urbanístico da Rotunda da Sobreira

Rotunda será composta por um aglomerado central composto por três sobreiros

8 de junho, 2016
Presidente da Câmara visitou obras do arranjo urbanístico da Rotunda da Sobreira
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, visitou ontem, dia 7 de junho, as obras de execução do arranjo urbanístico da Rotunda da Sobreira, cujo prazo de execução é de sensivelmente um mês. A Rotunda da Sobreira, localizada no lugar com o mesmo nome, nesta vila de Cabeceiras de Basto, tem uma ligação quase automática à espécie vegetal de onde terá origem o nome: o Sobreiro.
Assim sendo, e de forma a evidenciar a mesma espécie, a rotunda será composta por um aglomerado central composto por três árvores da espécie Quercus Suber (sobreiro), assentes numa camada de base de inertes, nomeadamente casca de pinheiro e seixo do rio. Por forma a enquadrar estes elementos estão a ser construídos três canteiros sobrelevados, feitos em alvenaria de granito, onde serão introduzidos arbustos da espécie Rosmarinus Officinalis (alecrim). Desta forma, é evidenciada a utilização de espécies autóctones, o que reforça a naturalidade do espaço e o bom enquadramento com o local, mantendo a baixa necessidade de manutenção do espaço, bem como das espécies propostas, pela sua robustez.

De referir que ainda este ano está prevista a realização do arranjo urbanístico da rotunda de ligação da Variante Sul à Avenida Capitães de Abril.

O projeto de execução dos arranjos paisagísticos das rotundas inseridas na Variante Sul integra o conjunto formado pelos arruamentos que ligam o lugar de Lamas ao lugar da Sobreira; pela Avenida D. Manuel I na sua continuação até à Rotunda do Rio, adjacente ao Parque de Lazer do Rio; na Avenida 29 de Setembro e na ligação da referida Rotunda do Barbeito à Avenida Capitães de Abril, onde se localiza a Rotunda Capitães de Abril.
Scroll