Conteúdo

Proposta para a eliminação de pontas de cigarro e pastilhas elásticas

Implementação de medida conta com a colaboração da população

1 de junho, 2016
Cabeceiras de Basto
O Executivo Municipal, sob a presidência de Francisco Alves, aprovou, por unanimidade, na reunião do passado dia 25 de maio, uma proposta para a eliminação das pontas de cigarro e pastilhas elásticas. A Câmara irá agora estudar e avaliar quais as melhores soluções para a redução deste tipo de resíduos dos principais centros urbanos do concelho, encaminhando o material recolhido para o processo de reciclagem.
Note-se que as pastilhas elásticas e as pontas de cigarro são dois tipos de resíduos mais encontrados nos nossos centros urbanos e com maior dificuldade em recolher, pelo que importa alterar os hábitos da população, sobretudo os jovens, e mitigar ou resolver esta situação.

Numa altura em que tanto se faz pelo asseio das vilas e dos principais pontos de interesse turístico, de que é expoente máximo o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, terá toda a relevância a instalação de mobiliário urbano que incentive o público a colocar as pastilhas elásticas bem como as pontas de cigarro em estruturas próprias, evitando a conspurcação do espaço público, dando assim uma imagem mais abonatória às nossas ruas e praças, imagem essa muito importante não só para quem nos visita mas também para quem cá vive.

Para implementar esta medida, a Câmara Municipal espera poder contar com a colaboração da população em geral e, em especial, dos proprietários dos setores da restauração e hotelaria, principais focos de produção deste tipo de resíduos.

A esta medida está intrinsecamente ligada a sensibilização para a educação ambiental dos Cabeceirenses que conduzirá a um melhor relacionamento das pessoas com o meio ambiente.
Scroll