Exercício militar termina amanhã em Cabeceiras de Basto
Antigos comandantes visitam Zona de Reunião na Veiga e Casa do Tempo
27 de maio, 2016
O Grupo de Reconhecimento (GRec) do Exército Português, num total de cerca de 300 militares, termina amanhã, dia 28 de maio, o Exercício Plutão 16/3 que decorre na Serra da Cabreira e que tem como ‘Zona de Reunião’ o Complexo Florestal da Veiga, na freguesia de Bucos, em Cabeceiras de Basto. Note-se que o Grupo de Reconhecimento é uma nova unidade da componente operacional do sistema de forças do Exército que está sediada no RC6 em Braga.
Esta unidade chegou a Cabeceiras de Basto no dia 23 de maio para pôr em prática o exercício ‘Plutão 16-3’que tem como objetivo validar o treino de nível 3 (grupo) para que a Força atinja a Full Operational Capability durante o exercício ‘ORION 16’, a realizar no próximo mês de junho em Santa Margarida.
“Este exercício faz parte de um treino que iniciámos em novembro passado, sendo esta a última etapa antes do exercício ORION, onde iremos ser avaliados”, explicou o Tenente Coronel Miguel Pimenta, comandante do Grupo de Reconhecimento, salientando que os militares têm “feito um árduo trabalho para alcançar esse objetivo” que é atingir a Full Operational Capability.
De acordo com o Comandante do Grupo de Reconhecimento “Cabeceiras de Basto tem condições ótimas para a realização de um exercício desta natureza”. Para além da “simpatia” dos Cabeceirenses, a Câmara Municipal dá ao Exército um “apoio logístico extraordinário, o que é fundamental e uma mais-valia para nós”, sublinhou o Tenente Coronel Miguel Pimenta.
Antigos comandantes visitam ‘Zona de Reunião’ na Veiga e Casa do Tempo
Na passada quarta-feira, dia 25 de maio, sete antigos Comandantes do RC6, acompanhados pelo atual Comandante, Coronel de Cavalaria António Varregoso, estiveram em Cabeceiras de Basto, onde visitaram a ‘Zona de Reunião’ e de exercício no Complexo Florestal da Veiga, em Bucos, e a Casa do Tempo, no centro da vila.
A convite do RC6, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, juntou-se aos antigos comandantes e aos militares no almoço que decorreu na Veiga. Durante a tarde, os antigos Comandantes do RC6 visitaram a Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto.
Recorde-se que este ano é a segunda vez que o Exército se desloca até ao concelho Cabeceirense para pôr em prática exercícios militares.
Em fevereiro, o Regimento de Cavalaria nº6 (RC6) de Braga realizou um exercício na Serra da Cabreira, com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que juntou mais de 200 militares e 60 viaturas.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e os Cabeceirenses acolhem, uma vez mais, com satisfação, as forças do Exército do Português.